MAPA DE RISCO DA COVID-19: ESTADO DO RIO DE JANEIRO PERMANECE EM BANDEIRA VERDE

RIO DAS OSTRAS: PROJETOS ESPORTIVOS GRATUITOS GANHAM NOVAS MODALIDADES
maio 6, 2022
GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO PARTICIPA DA SOLENIDADE DE POSSE DOS NOVOS DESEMBARGADORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO
maio 7, 2022

MAPA DE RISCO DA COVID-19: ESTADO DO RIO DE JANEIRO PERMANECE EM BANDEIRA VERDE

Número de óbitos pela doença reduziu 57% no período analisado

A 80ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (06/05) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio de Janeiro segue em bandeira verde, de risco muito baixo para Covid-19. A análise faz a comparação da décima sétima semana epidemiológica (SE 17), de 24 a 30 de abril, com a décima quinta semana (SE 15), de 10 a 16 de abril.

 

O mapa desta semana mostra que quatro das nove regiões de saúde do estado estão em bandeira verde, o que indica risco muito baixo para a doença. São elas: Baía de Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana II e Metropolitana II. As regiões do Médio Paraíba, Centro Sul, Serrana, Noroeste e Norte permanecem em bandeira amarela (risco baixo).

 

– O cenário da Covid-19 no estado entra no terceiro mês em risco muito baixo para a doença. Mesmo assim, não podemos relaxar e descuidar da vacinação. Precisamos que a população que ainda não completou o esquema vacinal retorne aos postos de saúde para receber a imunização – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

No período analisado, o número de internações caiu 62%, saindo de 37 internações, na SE 15, para 14, na SE 17. Os óbitos reduziram 57,1%, passando de 14 óbitos, na SE 15, para 6, na SE 17. Os indicadores apontaram que, no período de 27 de abril a 04 de maio, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 3%. Nesta quinta-feira (05.05), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 20% para UTI e 18% para enfermaria.

A média móvel de atendimentos a casos de síndrome gripal em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no período de 28 de abril a 4 de maio, foi de 321 pacientes ao dia, indicando uma queda de 15,9% no número de atendimentos nos últimos 14 dias. Nesse mesmo período, a média de solicitações de internação foi de 8 pedidos, o que indica redução de 24%, e a média da fila de espera para internação foi de 8 pessoas, uma queda de 66% nos últimos 14 dias.  

Nesta edição do mapa de risco, 4 municípios foram classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 88 municípios, em risco baixo (bandeira amarela).