A Secretaria Municipal de Educação criou, por meio da portaria 012/2022, a Comissão Técnica com a finalidade de elaborar as políticas de educação da rede pública municipal de ensino. A comissão é formada pelos profissionais orientadores pedagógicos, educacionais e supervisores de ensino, que junto às Superintendências Pedagógicas irão atuar na elaboração e mobilização dos atores da rede municipal, por meio de seminários e encontros de debates e discussão das políticas educacionais do município.
O primeiro encontro aconteceu, nesta quinta-feira, 11, na Cidade Universitária. O próximo será no dia 8 de setembro e cada representação deverá levar contribuições sobre as políticas que também serão avaliadas e discutidas pelo Colegiado de Diretores, Conselhos Municipais e outros órgãos importantes no funcionamento da Secretaria de Educação.
O tema inicial em discussão é a Educação Inclusiva e as ações necessárias para avançar nesta área no município: Legislação atual sobre o assunto; Plano de Estudos Individuais; Profissionais de Apoio; Mediação da Aprendizagem. A proposta é fortalecer a política de inclusão em Macaé.
“A educação avança nas ações de democratização com a criação da comissão técnica. Juntos vamos elaborar as políticas educacionais da rede municipal de ensino”, disse a secretária municipal de Educação, Leandra Lopes.
O secretário adjunto da Educação Básica, Robério Fernandes, explica que o objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania.