MACAÉ/NOVA AURORA: DE ALCEU VALENÇA A FREDDIE MERCURY EM CONCERTO HISTÓRICO

AUTOESCOLAS CREDENCIADAS PELO DETRAN.RJ OFERECERÃO PROVAS TEÓRICAS PARA CARTEIRAS DE HABILITAÇÃO
setembro 7, 2022
RIO DAS OSTRAS RECEBE O 1º BIKE TOUR FEST
setembro 7, 2022

MACAÉ/NOVA AURORA: DE ALCEU VALENÇA A FREDDIE MERCURY EM CONCERTO HISTÓRICO

Festival Gastronômico na Praia dos Cavaleiros. Macaé/RJ. Foto/Divulgação: Rui Porto Filho

Cinquenta músicos da Orquestra Sinfônica Nova Aurora abriram na noite desta terça-feira (6) a programação musical do 11º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia “Entre mar e terra”, promovido até sábado (10) na orla da Praia dos Cavaleiros com apoio da prefeitura. O concerto uniu o popular com o sinfônico, sob a regência do Maestro Hélio Rodrigues, e mostrou que é possível combinar instrumentos e estilos em um repertório recheado de músicas brasileiras. A apresentação faz parte do projeto “Circuito Sinfônico da Independência” comemorativo do bicentenário da independência do Brasil.

De Alceu Valença a Freddie Mercury, o concerto contou com suítes – conjunto ordenado de peças instrumentais ou orquestrais – de Frank Sinatra; música latina do Carlos Santana e suíte de jazz de Benny David Goodman. Um dos momentos mais marcantes foi a suíte de Alceu Valença com Sina de Ouro, Anunciação, Tropicana e La belle de jour, que teve participação especial de dois solistas de Macaé: Tobias Maciel e Fábio Guma.

Outro destaque do espetáculo foi Ecstasy of Gold, uma composição musical criada por Ennio Morricone, feita para a trilha sonora do filme Três Homens em Conflito. A soprano do teatro municipal do Rio, Mariana Gomes e o tenor Jesse Bueno, mostraram todo seu talento em outra participação especial.

“Incluímos repertório sinfônico para mostrar que existem outras perspectivas musicais, além do popular. A ideia da apresentação desta noite foi mostrar que a banda sinfônica, além de ser organismo popular, pode fazer repertório mais complexo”, informou o maestro Hélio Rodrigues.

O concerto apresentou percussão sinfônica e popular com xilofone, campana tubular, gongo chinês, bombo sinfônico, tumbadoras, bateria, triângulo, além de instrumentos de sopro como flauta, saxofone alto, trompas, trompetes, trombones e outros.

O projeto “Circuito Sinfônico da Independência” foi um dos primeiros colocados entre as propostas oriundas de municípios da Região Norte Fluminense no Edital Retomada Cultural II do Governo do Estado do Rio de Janeiro.