Faltando pouco mais de 10 dias para o Carnaval 2023, o Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé está se preparando para o lançamento da campanha de Carnaval. O objetivo é manter o estoque de sangue do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé dentro de limites ideais e mobilizar a população para a importância da doação de sangue.
As doações podem ser feitas em dias úteis, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h30 às 11h, na sede do Serviço de Hemoterapia, que funciona na rua Doutor Bueno, 40, no Centro.
Todavia, existe a possibilidade de agendamento da doação de sangue por meio do site da prefeitura. De acordo com registros em época de férias escolares, festas de fim de ano e Carnaval, em função do movimento nas estradas, é especialmente necessário manter o estoque de sangue do Serviço Municipal de Hemoterapia dentro de limites satisfatórios. Antes da doação, o setor realiza uma triagem, obedecendo às regras nacionais.
A sala da doação conta com a atuação de assistente social, biólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório. “O agendamento online é mais uma ferramenta de fundamental importância para estimular a participação e a fidelização de doadores, para que busquem o Hemocentro mesmo em períodos fora de campanhas. O Serviço Social também realiza captação de doadores, ação essencial para o trabalho”, ressalta o coordenador administrativo, Denio Marinho, acompanhado do responsável técnico, o médico hematologista Adelmo Henrique Dalmas.
Vale lembrar que um doador pode salvar até quatro vidas. A doação visa atender pacientes de emergências. Entretanto, o sangue doado é também fundamental para aqueles submetidos a algumas cirurgias eletivas, acometidos por doenças hematológicas ou por cânceres.Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2796-1756.
Requisitos básicos para a doação:
-
- Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados e apresentar consentimento formal dos responsáveis
-
- Apresentar documento original de identificação com foto, emitido por órgão oficial
-
- Estar em bom estado de saúde
-
- Estar descansado, com o mínimo de seis horas de sono na noite anterior
-
- Estar alimentado e bem hidratado
-
- Evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação
- Os intervalos mínimos entre as doações, para homens, são de 60 dias, com no máximo 4 doações em 12 meses. E de 90 dias para mulheres, com até 3 doações no período de um ano