CAMPANHA ‘SOMOS RAROS, NÃO INVISÍVEIS’ PODERÁ SER INSTITUÍDA NO RJ

JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO REGISTRA SEGUNDA MELHOR MARCA DE ABERTURAS DE EMPRESAS EM JANEIRO
fevereiro 8, 2023
JEAN PAUL PRATES E GOVERNADOR CLAUDIO CASTRO SE REÚNEM NO RIO DE JANEIRO
fevereiro 8, 2023

CAMPANHA ‘SOMOS RAROS, NÃO INVISÍVEIS’ PODERÁ SER INSTITUÍDA NO RJ

Foto/Divulgação: Rafael Wallace

A campanha “Somos Raros, não Invisíveis” poderá ser criada em todas as instituições das redes públicas e privadas de Saúde e Educação do Estado do Rio. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre doenças raras e tratamentos disponibilizados para prevenir e combater todo tipo de preconceito. A determinação é do Projeto de Lei 4.181/18, do ex-deputados Átila Nune, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (07/02), em primeira discussão. O texto ainda precisa ser votado em segunda discussão pela Casa.

Segundo o texto, a campanha desenvolverá atividades, exposições, feiras e palestras abertas ao público em geral, com o intuito de mobilizar todos os segmentos da sociedade. O Poder Executivo poderá promover, anualmente, a campanha por meio de cartazes publicitários, garantindo tratamento humanizado a quem tiver doenças raras em todos os setores da administração pública e nas redes de Saúde e de Educação públicas e privadas, de modo que a doença não seja obstáculo aos direitos fundamentais da dignidade humana.

O Poder Executivo poderá baixar os atos necessários para o cumprimento da medida, inclusive, firmar convênios entre os estados para a implementação e viabilização da campanha.