Uma parceria internacional foi fechada em Cabo Frio para atender pessoas com deficiência em Tamoios. O Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Apae Cabo Frio assinaram um convênio para a construção de uma filial da associação no distrito. A construção da unidade será custeada pelo Consulado, em uma área de 1 mil metros quadrados, cedida pela Prefeitura de Cabo Frio.
A cerimônia para a oficialização contratual aconteceu no Palácio das Águias, com a presença de autoridades japonesas, da Apae e do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.
“Ressalto a importância desse ato de parceria, já que poucas organizações recebem esse patrocínio como a Apae está recebendo. O governo japonês acreditou e a instituição tem uma longa história de serviços prestados à Cabo Frio. História que recuperou e resgatou as pessoas com deficiência que, às vezes, nem saíam de casa. Com as políticas de inclusão, Tamoios vai receber uma das mais importantes organizações da sua história”, disse o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio.
Fotos/Divulgação
Para os representantes do país asiático, o convênio é considerado um motivo de bastante alegria.
“É uma grande satisfação estar em Cabo Frio assinando esse contrato de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC). Temos a clareza de que os trabalhos realizados pela Apae refletem a cooperação, desempenhando grande papel na Região dos Lagos. A construção de uma nova instalação vai melhorar o ambiente, espero que o apoio da APC contribua para melhorar a qualidade das atividades prestadas aos assistidos pela Apae. Desejo estar de volta a Tamoios em breve para inaugurarmos essa nova filial da Apae”, disse o cônsul-geral do Japão, Ken Hashiba.
Fotos/Divulgação
A chegada da unidade a Tamoios é um investimento realizado através do programa “Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC)”. A iniciativa é oferecida pelo governo japonês para apoio a projetos propostos por vários organismos, como organizações não-governamentais (ONGs) e governos locais. Ela proporciona assistência financeira não-reembolsável, por exemplo, para hospitais, estabelecimentos de ensino e outras organizações sem fins lucrativos, a fim de auxiliar na implantação de seus projetos.
“Neste momento de alegria, agradeço a oportunidade de estar representando as famílias apaeanas atendidas no município. Esse é o primeiro passo na realização de um grande sonho, que é a construção da sede própria da Apae – Polo Tamoios, em uma área de 1 mil metros quadrados. Nossa meta é aumentar em números e serviços o atendimento prestado, levando as atividades com amor e dignidade ao nosso público-alvo, as pessoas com deficiência, principalmente intelectual e múltiplas. Agradecemos a quem nos estende a mão, gratidão define a Apae”, disse o presidente da Apae Cabo Frio, Adalberto Pires.