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OSCAR 2023: 3 LIÇÕES PARA O E-COMMERCE ESCONDIDAS EM ‘TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO’

Foto/Divulgação/Internet

“Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” foi o grande vencedor do Oscar 2023; veja ensinamentos que empreendedores do e-commerce podem tirar do longa

Mais do que uma premiação e uma noite de gala, o Oscar pode trazer diversos ensinamentos para empreendedores. A última edição, realizada no domingo, 12, trouxe como grande vencedor o filme “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo”, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert. O longa conquistou sete das 11 categorias em que estava indicado e entrou para a história ao se tornar o filme mais premiado de todos os tempos, segundo levantamento do IGN, portal de entretenimento. Com 158 prêmios das principais organizações de premiação até agora, ele bateu o recorde de “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, que levou 101 prêmios no início dos anos 2000.

 

Além de ser um sucesso cinematográfico, Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” desperta reflexões importantes sobre o mundo dos negócios para os mais atentos, principalmente para quem empreende no mercado do e-commerce. Pensando nisso, Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerce, listou os três principais ensinamentos que o longa pode sugerir para os executivos do comércio eletrônico. Confira:

Atender às necessidades em constante mudança dos clientes

Interpretada por Michelle Yeoh, ganhadora do Oscar de melhor atriz, a protagonista do longa é capaz de se adaptar a diferentes (às vezes, opostos) situações e ambientes, o que a torna bem-sucedida em sua jornada. Da mesma forma, as empresas de e-commerce devem ser capazes de perceber e se adaptar rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes e no mercado em geral, ajustando sua estratégia de e-commerce com as tendências globais para alcançar sucesso e se destacar entre a concorrência.

A importância do relacionamento com o cliente

A protagonista do filme faz amizades e conexões em cada lugar que visita, e essas relações significam muito para a jornada da personagem, sendo muitas vezes determinantes para o desenrolar da história. Da mesma maneira, as empresas que adotam uma estratégia omnichannel devem se concentrar em construir relacionamentos duradouros com seus clientes em todas as plataformas, oferecendo uma experiência de compra personalizada e atendimento excepcional em todos os canais. Assim como nas realidades paralelas da ficção, o atendimento na rede social, por exemplo, pode ter consequências diretas na futura conversão da compra pelo site.

Necessidade da conveniência

Adaptando-se em todas as realidades para onde viaja, a protagonista tem diferentes empregos, pares amorosos e habilidades específicas em cada universo. Durante sua jornada, com o objetivo de encontrar formas de deter o mal representado pela personagem “Jobu”, ela aprende a valorizar a conveniência e a flexibilidade em sua vida. Assim também, as empresas de e-commerce devem se concentrar em oferecer conveniência e flexibilidade aos seus clientes, como entregas rápidas, opções de frete grátis e devoluções fáceis. 

Sobre a Simples Inovação

Simples Inovação é uma empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce. Fundada em 2013, por Hawan Moraes, indicado na edição da Forbes Under 30 de 2022, a empresa é certificada e reconhecida pelas principais plataformas de e-commerce do Brasil e do mundo como Shopify Expert e Vtex Partner. Ao todo, conta com mais de 2 mil clientes, como Flamengo, O Boticário, Technos, Arno, Everlast, Porto Seguro, Disney, entre outros. A Simples Inovação também possui atuação internacional na Europa, Dubai e Estados Unidos.

Fonte: Rafaela Martins Soares