MACAÉ: HPM REALIZA FORMAÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS EM ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA

CABO FRIO: PREFEITURA REALIZA “OPERAÇÃO CIDADANIA” EM PONTOS ESTRATÉGICOS DO MUNICÍPIO
abril 1, 2023
RIO DAS OSTRAS: SMART TVS REFORÇAM ESTRATÉGIAS DE ENSINO
abril 1, 2023

MACAÉ: HPM REALIZA FORMAÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS EM ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL E RELIGIOSA

Curso do NEAR - Núcleo de Assistência Espiritual e Religiosa. Auditório do HPM. Foto/Divulgação: Moisés Bruno

Pensando no bem estar emocional de pacientes, familiares e profissionais, a coordenação do Núcleo de Assistência Espiritual e Religiosa (NAER), do Hospital Público de Macaé (HPM), realizou neste sábado (1º de abril), o 1° curso de formação de religiosos/voluntários do NAER.

Segundo a coordenadora do NAER, Cristiane Néo, o objetivo do curso é formar voluntários para assistência espiritual e religiosa no leito. “Estamos instituindo este novo serviço no hospital. Os pacientes, seus familiares e os profissionais que desejarem este apoio espiritual de assistência religiosa poderão solicitar”, disse.

Cristiana falou ainda que estão participando do curso 60 voluntários de diversas religiões. “Após esta etapa, eles serão entrevistados, passarão por um processo de ambiência no hospital e depois haverá uma seleção. Os voluntários selecionados irão atuar no regime de escala. E o atendimento será feito mediante solicitação”, explicou, acrescentando que a finalidade é oferecer esperança num momento em que essas pessoas passam por alguma adversidade.

O secretário de Saúde, Alexandre Cruz destacou o novo trabalho que será desenvolvido de forma humanizada com a parceria de voluntários. “Temos aqui pessoas de várias denominações religiosas que irão atuar no cuidado dos pacientes, familiares e profissionais de forma organizada”, disse.


A secretária de Média e Alta Complexidade, Mayara Rezende reforçou a importância O NAER foi instituido para regulamentar a assistência espiritual e religiosa no HPM , onde há participação de diversas denominações , contemplando todas as religiões . Essa assistência será dada aos pacientes, familiares, acompanhantes e servidores que desejarem.

Durante o curso, foram abordados temas como humanização, medidas básicas de prevenção de infecção, perfil do voluntariado e abordagem ao enfermo, reflexões bioéticas, como também Abordagem espiritual religiosa: elementos fundamentais das religiões e visão própria do sofrimento com representantes das religiões católica, evangélica, espírita e umbandista.

O curso oferecido pelo NAER conta com a parceria do Programa Nacional de Humanização do HPM, o NEPS, líderes religiosos que realizarão um Protocolo específico (POP) e o Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, através do GEPESAÚDE para o seguimento das ações.