A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta quinta-feira, 20 de abril, na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla, em Nova Esperança, 195 bicicletas, capacetes e cadeados antifurto com segredo aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
A aquisição dos equipamentos tem como intuito facilitar o deslocamento dos 195 profissionais de saúde, sendo 120 agentes comunitários de Saúde – ACS e 75 agentes de combate às endemias – ACE. Além disso, as bicicletas contribuem para a mobilidade urbana sustentável e tornam o trabalho mais eficiente e célere, aumentando o número de visitas domiciliares.
“Esse é um momento de muita celebração por mais essa conquista. Os agentes fazem um trabalho muito importante para a Saúde da população, são eles que estão em contato com os moradores por meio das visitas domiciliares, identificando as necessidades de cada pessoa. A chegada das bicicletas contribuirá no atendimento das residências mais distantes”, falou o secretário de Saúde, Denilson Santa Rosa.
Para a subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Jane Blanco, essa é uma data muito importante para os agentes que receberão esse instrumento de trabalho.
“As bicicletas facilitarão muito o acesso às localidades mais distantes e a toda comunidade, que antes era feito a pé. A aquisição desse instrumento era um desejo de todos. Acredito que daqui para frente mais visitas domiciliares serão realizadas e mais munícipes serão alcançados”, destacou a subsecretária Jane.
A solenidade de entrega contou ainda com a presença do subsecretário de Atenção Especializada da Saúde, Eduardo Faria e demais representantes da Saúde Municipal.
ATUAÇÃO DOS AGENTES – Atualmente, os agentes de saúde estão distribuídos pelas localidades do Âncora, Balneário das Garças, Balneário Remanso, Bosque da Praia, Cantagalo, Casa Grande, Cidade Beira Mar, Cidade Praiana, Enseada das Gaivotas, Extensão do Bosque, Extensão Novo Rio das Ostras, Gelson Apicelo, Liberdade, Mar do Norte, Nova Aliança, Nova Cidade, Nova Esperança, Novo Rio das Ostras, Operário, Parque Zabulão, Peroba, Praia Mar, Recanto, Rocha Leão e Village. Em média, 66 mil pessoas são beneficiadas pelo trabalho desses profissionais que atuam rotineiramente em todo Município.
Para a agente comunitária de saúde, Raphaela Lima, a aquisição vai agilizar o trabalho que realizam. “A bicicleta ajudará bastante no atendimento aos munícipes da nossa microárea, dando mais agilidade na chegada em todas as residências das localidades. Com essa otimização do tempo conseguiremos realizar mais atendimentos diários”, contou a agente Raphaela.
ATRIBUIÇÕES – Os Agentes Comunitários de Saúde e o de Combate às Endemias possuem atribuições específicas, mas também exercem atividades semelhantes. Ambos atuam estrategicamente nos territórios, realizando diagnóstico demográfico, sanitário, social, cultural, ambiental e epidemiológico. Também desenvolvem ações nos domicílios, e, em outros espaços da comunidade, de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos.
O ACS é parte integrante da equipe de Saúde da Família, que atua em território com adscrição de indivíduos e famílias, por meio de visitas domiciliares periódicas, cadastrando os munícipes/assistidos de toda a sua microárea. Esses agentes mantém o cadastro sempre atualizado com as informações necessárias para o planejamento local das condições de saúde e constroem ações intersetoriais que corroboram para a promoção da qualidade de vida da população.
O Município celebra um marco histórico com a implantação da Estratégia de Saúde da Família. Há alguns anos, a Cidade contava apenas com 40 ACSs no quadro de servidores efetivos. Após 15 anos, o Município expandiu a cobertura territorial por Estratégia de Saúde da Família, como também triplicou o quantitativo de ACSs e atualmente conta com 120 servidores efetivos que atuam em todo o território municipal.