A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Centro de Integração Empresa Escola do Rio de Janeiro – CIEE/RJ, lançaram, juntos, o projeto Jovem Alerta. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta, 3, com a presença de autoridades e dos 50 participantes dos projeto.
“Esta parceria é fundamental para ampliar nossas políticas de inserção dos jovens ao mercado de trabalho. O CIEE é uma instituição séria que agrega valores e abre mais possibilidades aos adolescentes e jovens. Estamos muito felizes”, disse Eliara Fialho, secretária de Assistência Social.
O projeto acontecerá no Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcelos, em Nova Esperança, às segundas e quartas-feiras, em dois turnos (9h às 11h e 14h às 16h). Os encontros terão duração de dois meses com certificação ao final do curso.
São, ao todo, duas turmas com 25 inscritos por turno.
Estiveram presentes, também, o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Braga Mesquita, a subsecretária de Assistência Social, Rosimara Valadares, a presidente do Conselho Municipal do Direito das Crianças e Adolescente – CMDCA, Roseny Ricalde, a coordenadora do projeto pelo CIEE, Vanessa Maluf, a coordenadora pedagógica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Jeane Félix e a primeira Dama do Município, Adriana Borba.
O PROJETO – O Jovem Alerta é um projeto socioeducativo do setor de Assistência Social do CIEE, que tem por principal objetivo contribuir com o desenvolvimento humano e o aprimoramento pessoal e profissional de adolescentes e jovens participantes.
“O projeto visa preparar os jovens para futuras oportunidades no mundo do trabalho, auxiliar no cadastro dos mesmos no site do CIEE e proporcionar um certificado para ser colocado como qualificação profissional no currículo do jovem”, contou Jeane Félix, coordenadora pedagógica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.
O trabalho é realizado por meio da mobilização dos jovens de 14 a 22 anos com intuito de despertar a participação mais efetiva no protagonismo, autonomia e identidade destes usuários e, consequentemente, contribuindo com o exercício de Cidadania Ampliada. Serão trabalhados temas que desenvolvem questões relacionadas a processo seletivo, protagonismo juvenil, elaboração de currículos, cidadania, projeto de vida entre outros.