FILMADA NO MASP, CENA INÉDITA DE ‘TINNITUS’ EXPLORA OS EFEITOS DO ZUMBIDO NO OUVIDO DA PERSONAGEM DE JOANA DE VERONA

CAMPANHA ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO CORRETA
junho 19, 2023
BOLSA FAMÍLIA DE JUNHO TEM MAIOR VALOR MÉDIO DA HISTÓRIA: R$ 705,40
junho 19, 2023

FILMADA NO MASP, CENA INÉDITA DE ‘TINNITUS’ EXPLORA OS EFEITOS DO ZUMBIDO NO OUVIDO DA PERSONAGEM DE JOANA DE VERONA

Foto/Divulgação

Dirigido por Gregorio Graziosi, filme premiado no Festival de Cinema de Gramado retrata o drama de uma ex-atleta que sofre de um forte zumbido no ouvido

O filme “Tinnitus”, dirigido por Gregorio Graziosi (“Obra”), acaba de ter uma cena divulgada. Nela, Marina Lenk (Joana de Verona), que se afastou dos saltos ornamentais após um acidente provocado por um zumbido no ouvido, visita o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Porém, um barulho faz com que o problema se intensifique, levando-a a uma crise. O vídeo apresenta uma prévia da técnica imersiva de áudio do longa. Assista aqui.

Completam o elenco Indira Nascimento (novela “Travessia”), Alli Willow (“Bacurau”) e Antônio Pitanga (“Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios”). Com distribuição e coprodução da Imovision, “Tinnitus” chega às salas de cinema de todo o Brasil em 22 de junho, Confira o trailer aqui e imagens neste link. 

A produção conta com a direção de arte de Carol Ozzi, premiada em festivais como Cannes Lions e London; a produção é de Zita Carvalhosa e a coprodução de Jean Thomas Bernardini. Dra Tanit Ganz Sanchez – especialista em tinnitus e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro latino-americano de investigação e tratamento de zumbido no ouvido e intolerância a sons – prestou consultoria ao filme.

“Tinnitus” fez sua estreia mundial no 56º Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na mostra competitiva Proxima, e participou das seleções oficiais do 31º Festival de Biarritz Amérique Latine, da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do 50º Festival de Cinema de Gramado, em que foi premiado nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte. O filme conta com apoio e codistribuição da SPCine e da Secretaria Municipal de Cultural através do Edital nº 05/2022/Spcine de Distribuição de Pequeno e Médio Porte de Longas-metragens.

Sinopse oficial:

Marina Lenk é uma experiente atleta de Saltos Ornamentais. Aterrorizada por uma súbita crise de Tinnitus, um zumbido insuportável, ela despenca da plataforma mergulhando nas profundezas de seu próprio corpo. Afastada do esporte que ama, ela troca a perigosa e desafiadora plataforma de saltos, por uma pacata vida no aquário, onde trabalha fantasiada de sereia. É possível escapar da loucura, quando o medo se esconde dentro de seus ouvidos?

Sobre o diretor:

Gregorio Graziosi, nascido em 1983, é formado em Cinema e Artes Plásticas. Seus primeiros curtas foram exibidos em Cannes, Locarno, Mar Del Plata, Clermont Ferrand e IDFA. “Obra”, seu primeiro longa, estreou no Festival de Toronto (TIFF) na categoria Discovery, destinada à descoberta de novos talentos. No Festival do Rio, recebeu os prêmios FIPRESCI e Redentor de Melhor Fotografia. Seu segundo longa, “Tinnitus”, desenvolvido na residência artística do Festival de Cannes, teve estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary.

Ficha técnica:

Elenco – Joana De Verona, Indira Nascimento, Alli Willow e Antonio Pitanga

Direção – Gregorio Graziosi

Produção – Zita Carvalhosa

Fotografia – Rui Poças

Edição – Eduardo Serrano

Direção de arte – Carol Ozzi

Som – David Boulter

Gênero – Drama

Duração – 105 minutos

Sobre a Imovision

Presente no Brasil há mais de 30 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema mundial na América latina, tendo lançado mais de 500 filmes no Brasil. Criada pelo empresário Jean Thomas Bernardini, a distribuidora tem em seu catálogo, realizações de consagrados diretores estrangeiros e brasileiros, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision fortificou o cinema francês no Brasil e foi a responsável por introduzir cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos no país, como o Movimento Dogma 95 e o Cinema Iraniano.

Fonte:Janis Alencar e Fernando Gomes – Ascom/Atomica