Institutos compartilharam orientações e dados para os estudantes da Escola Municipal Nilton Balthazar em visita à unidade escolar
Os alunos da Escola Municipal Nilton Balthazar ganharam um suporte especial para o avanço da pesquisa sobre o uso da bicicleta como meio de transporte. Uma equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junto com a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), realizou uma visita à unidade escolar para compartilhar orientações e dados mais específicos com os estudantes para continuação do trabalho estatístico.
Esta não é a primeira vez que o trabalho “Coleta de dados e reflexão sobre uso da bicicleta em uma escola rio-ostrense”, dos alunos Gabriel Mena Fernandes, Miguel da Costa Gomes, Samuel Nascimento Alves, ganha destaque. A pesquisa conquistou, em 2022, o troféu de relevância social na Feira Eco-Ostras e o primeiro lugar na Feira Estadual de Ciências Tecnologia e Inovação – Fecti, na categoria “Ciências no Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos”, além da indicação para a Feira Nacional Ciência Jovem.
O encontro entre os institutos e os estudantes foi intermediado pela professora Andreia Carolina, que coordena a pesquisa com os alunos desde a fase inicial. “O objetivo do encontro foi de continuarmos a pesquisa para a feira nacional e avançar com o trabalho estatístico em outras escolas da cidade. Foi um momento incrível”, contou a professora.
Sobre a visita à unidade, a professora destaca ainda o empenho do instituto em ajudar os alunos. “Tivemos muita informação importante, conhecemos mais sobre nossa cidade, sobre a pesquisa estatística, e principalmente, sobre o cuidado que os servidores do instituto tiveram para conhecer melhor os estudantes em sua pesquisa”, disse Andreia Caroline.
PESQUISA – Antes de ter destaque municipal, estadual e ganhar a atenção do IBGE, o tema apresentado pela pesquisa foi iniciado em uma aula de geografia. Na ocasião, os alunos aprenderam sobre o Censo e fizeram uma coleta de dados entre eles sobre o meio de transporte que usavam para ir até a escola.
A turma gostou da atividade e passou a observar com mais cuidado o fluxo de bicicletas pela unidade escolar. A classe entendeu a importância do uso de meios de transportes sustentáveis e ampliou a pesquisa entre alunos de outras turmas e funcionários de toda a escola. Depois, os dados foram comparados com a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) sobre deslocamento ativo entre estudantes brasileiros.
O tema foi trabalhado de forma interdisciplinar, com conteúdos abordados nas disciplinas de ciências, geografia, português e matemática. Com a pesquisa, é possível nortear estudos e acompanhamentos futuros sobre conscientização com relação a melhor forma de ir para a escola, de organizar e guardar as bicicletas durante as aulas.
A meta dos alunos agora é chegar à Feira Nacional Ciência Jovem, que é uma das principais feiras de Ciências no país, com a participação de cerca de 400 projetos de todos os estados do Brasil e de outros países.
“Nós só queríamos um bicicletário para a escola e isso nos levou a lugares tão grandes. Agora nós queremos um bicicletário para Rio das Ostras e o que mais esse sonho puder nos acrescentar”, finalizou a professora.