Os ecopontos estão localizados no calçadão da Rui Barbosa, nos dois extremos da rua; na Cidade Universitária; na Secretaria de Saúde; e em dois condomínios: Vale dos Cristais (Lagoa) e Total Ville 3 (Virgem Santa).
O projeto-piloto também abrange os prédios da administração pública (Ouro Negro e Prefeitura) e, posteriormente, será estendido às escolas do município, visando reforçar a questão da educação ambiental. A coleta seletiva será realizada todas as quintas-feiras, podendo aumentar de acordo com a demanda.
Benefícios – A coleta seletiva traz diversos benefícios para o município, para as pessoas e para o meio ambiente. Entre eles, estão: a redução da quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários, a economia de recursos naturais e energia, a geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida.
Para realizar o serviço, a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos adquiriu um caminhão próprio e apropriado para o transporte dos resíduos separados. Além disso, a equipe que atuará na coleta está sendo treinada para garantir a eficiência e a segurança do trabalho. O caminhão fará a coleta uma vez por semana e levará os materiais para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Macaé, que ficará responsável por tratar o que for de sua competência e destinar o resto às empresas recicladoras e cooperativas de catadores, gerando renda e inclusão social.
A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos conta com a parceria da população para o sucesso da coleta seletiva em Macaé. Para isso, é fundamental que os moradores se informem sobre como separar o lixo corretamente e colaborem com o serviço, depositando os materiais nos locais indicados. Assim, todos poderão contribuir para um município mais limpo e sustentável.
A Secretaria disponibilizará panfletos educativos no carro da coleta seletiva. Mais informações estão disponíveis nos links abaixo ou pelo telefone: (22) 2772-7400.