FÓRUM DA ALERJ COMEMORA 20 ANOS DE ATUAÇÃO COM DESTAQUE NACIONAL

MACAÉ: SEMANA COMEÇA COM 266 VAGAS DE EMPREGOS
agosto 21, 2023
EM 2023, SAFRA RECORDE DEMANDA TECNOLOGIA PARA SOLUCIONAR GAPS NA LOGÍSTICA
agosto 22, 2023

FÓRUM DA ALERJ COMEMORA 20 ANOS DE ATUAÇÃO COM DESTAQUE NACIONAL

Foto/Divulgação: Thiago Lontra

Alerj é a única Casa Legislativa do Brasil a ter um fórum como espaço de participação das instituições da sociedade civil.

Como forma de celebrar os 20 anos do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou nesta segunda-feira (21/08) uma sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, sua sede histórica. A Alerj é a única casa legislativa do país a ter um fórum destinado à participação de instituições da sociedade civil, que fornecem dados e promovem discussões para a formulação de novas leis no estado.

“Os últimos 20 anos da Alerj foram atravessados por profundas mudanças. Algumas naturais e esperadas, outras imprevisíveis. Mas esta Casa nunca deixou de ser um pilar essencial da democracia, dos avanços sociais, da busca de soluções, do diálogo e da inovação. E grande parte disso passou pelo Fórum da Alerj”, destacou a deputada Tia Ju (REP), 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa e responsável pela condução dos trabalhos do Fórum.

O chefe do Poder Legislativo, deputado Rodrigo Bacellar (PL), se comprometeu em continuar a fortalecer a integração do Parlamento com as instituições do Fórum da Alerj. “Desde o primeiro dia da nossa gestão, destacamos a necessidade de amplo diálogo independentemente de posições políticas. Há 20 anos, o Fórum tem sido fundamental para aprovação de programas e projetos de lei. Ele se tornou uma peça fundamental para o desenvolvimento do estado”, disse em comunicado lido por Tia Ju.

Presente no evento, o diretor-geral da Alerj, Marcos André Riscado de Brito destacou a importância do Fórum como representação da democracia. “É um lugar para discussão e talvez seja a segunda maior representação da democracia dentro da Alerj, sendo a primeira o plenário. Com certeza, esse também é um espaço para discutir ideias inovadoras e diferentes para tornar o Estado do Rio mais moderno, com ênfase na sustentabilidade”, destacou.

A cerimônia também contou com a participação da deputada Elika Takimoto, que preside a Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj. “Tenho a plena compreensão da importância do Fórum da Alerj para o desenvolvimento da regulamentação de leis como a que cria o Sistema Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia, que também foi aprovada a partir das discussões do órgão”, completou.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Presidência da Casa, Rafael Thompson, e o Procurador-Geral da Alerj, Robson Maciel Jr.

Representatividade, conhecimento e integração

Criado em 2003 com objetivo de aproximar o Poder Legislativo dos demais setores da sociedade, o Fórum reúne hoje 67 instituições do setor empresarial, acadêmico, além da sociedade civil organizada para fomentar o desenvolvimento sustentável do estado.

O subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima, destacou a importância do órgão como um espaço de representatividade. “Agronegócios, cultura, turismo, esporte, sustentabilidade, educação, tecnologia, infraestrutura e logística são abordados de maneira abrangente e aprofundada. Através dessa dinâmica, o Fórum se transforma em um portal de realidade e uma importante ferramenta de empoderamento e inclusão, promovendo a representatividade e a participação democrática”, disse Lima.

Conselheira da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), uma das instituições do Fórum, Cheryl Berno destacou a importância do fornecimento de dados e informações para o trabalho do Legislativo.

“É difícil chegar aqui, como deputado, e ter todos os conhecimentos dessas instituições, cada uma em sua área, com profissionais competentíssimos, incluindo as melhores universidades do país. Ninguém é obrigado a, quando eleito, saber de tudo, então a gente traz insumos para o trabalho dos deputados e deputadas”, disse Cherry.

Todas as instituições foram homenageadas com um diploma em comemoração ao aniversário do Fórum, criado pela Resolução 58/23.

Exposição conta a história do Fórum

Após a solenidade, foi inaugurada a exposição “20 anos do Fórum da Alerj” na galeria da sede do Legislativo fluminense, no Edifício Lúcio Costa. Na mostra, estão sendo exibidos 20 totens sobre a trajetória do órgão, além das leis aprovadas a partir de discussões iniciadas no Fórum, como o Plano de Logística Sustentável (Lei 8.231/18), o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias 4G e 5G (Lei 9.151/20) e o Plano Estadual de Fertilizantes e Biofertilizantes (Lei 9.716/22).

“Podemos destacar inúmeros momentos de impacto que foram moldados por meio das discussões e deliberações deste fórum. Projetos de infraestrutura que revolucionaram a mobilidade urbana, políticas públicas que fortaleceram a educação e a saúde, iniciativas de fomento à economia e ao empreendedorismo”, exemplificou a deputada Tia Ju. “O caminho do desenvolvimento nunca é linear. Ainda existem áreas que precisamos avançar e o fórum sempre foi um espaço para enfrentar essas questões de frente e discutir soluções inovadoras. As dificuldades servem como motivação para continuarmos trabalhando juntos”, completou.