Escolhido em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina, em 18 de outubro celebra-se o Dia do Médico, profissional responsável por cuidar da saúde de toda a sociedade. Em Macaé, são 1.135 especialistas que atuam nas diversas instâncias e unidades de saúde espalhadas pelo município, em prol do bem da população.
Uma das áreas de conhecimento que exigem maior comprometimento e responsabilidade, a medicina traz muitos desafios. E para que tudo funcione bem, o sistema público municipal é bem amplo, coordenado pela Secretaria de Saúde, Secretaria Adjunta de Atenção Básica e Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade. O sistema conta, além dos médicos de várias especialidades, com enfermeiros, dentistas e outros profissionais que auxiliam a população para uma vida saudável.
São 42 Estratégias Saúde da Família (ESF’s), em diversos bairros, além de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) para consultas de pré-natal; acompanhamento a crianças até 2 anos; tratamento para hipertensos e diabéticos; vacinas e curativos. Para auxiliar todo o processo, há o Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, no Centro da cidade.
Em casos graves e emergências, a Rede Municipal de Saúde conta com o Hospital Público Municipal (HPM), a UPA da Barra, UPA do Lagomar, Pronto Socorro do Aeroporto, da Imbetiba, Unidade Sana, Córrego do Ouro e Hospital da Serra.
Pacientes com câncer possuem cuidado especializado em Macaé com centros de referência em realização de procedimentos e acolhimento individualizado, como o Polo Municipal de Oncologia, que conta com especialidades médicas de oncologia e dermatologia, além de equipe multidisciplinar com atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e assistência social.
O município mantém, ainda, um setor específico de nutrição e alimentos que garante acompanhamento de crianças, além de distribuir gratuitamente fórmulas para a alimentação infantil. Há, também, uma ampla rede de atendimento a pacientes psiquiátricos, com equipes que vão desde fonoaudióloga até psiquiatras especialistas
Voltada ao público até 18 anos de idade, a Casa da Criança oferece exames, atendimentos com neuropediatras, pediatria clínica, cardiologia pediátrica, alergologia, pneumologia, dermatologia, neuropediatria, gastroenterologia, nefrologia pediátrica, neurologia pediátrica, otorrinopediatria e ginecologia/obstetrícia. Há ainda, serviços de psicologia, fonoaudiologia, serviço social, teste da orelhinha, pneumologista, eletrocardiograma, enfermagem, fisioterapia respiratória e nutrição, todas sempre com recomendação de outro médico da rede de saúde.
Quanto às vacinas, elas são disponibilizadas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis nas ESF’s da cidade e na Casa da Vacina, que funciona na ESF Centro.