Unidades de saúde realizam atividades durante todo o mês e Dia D aos sábados
Novembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Em Rio das Ostras, a Campanha Novembro Azul tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina. As unidades de saúde realizam atividades durante todo o mês, entre essas atendimento médico, exame PSA (exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata) e atualização vacinal.
A Secretaria de Saúde também preparou Mutirões, o Dia D, dentro das unidades de saúde nos dias 18/11 e 25/11, com atendimento médico, atualização vacinal, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e realização de exames laboratoriais.
Confira as unidades que realizarão o Dia D:
SÁBADO – DIA 18 – DAS 8H ÀS 17H
Estratégia de Saúde da Família Cidade Praiana
Rua Santa Catarina , s/nº – Cidade Praiana
Estratégia de Saúde da Família Dona Idimeia
Avenida Linda, s/nº – Nova Esperança
Estratégia de Saúde da Família Operário
Rua Cantagalo, s/nº – Operário
SÁBADO – DIA 25 – DAS 8H ÀS 17H
Centro de Saúde Rio das Ostras
Avenida Guanabara, s/nº – Extensão do Bosque
Estratégia de Saúde da Família Âncora
Rua das Acácias, nº 615 – Âncora
Estratégia de Saúde da Família Nova Cidade
Rua Inajara, s/nº – Nova Cidade
CÂNCER DE PRÓSTATA – Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano.
É fundamental que os homens façam o acompanhamento médico de rotina. Homens que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde. A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA, e exame de toque retal. Para confirmar a doença, também é preciso realizar biópsia, indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames anteriores.