Com o tema “Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, sendo reconhecido mundialmente como “Novembro Roxo”. No dia 17, é o Dia Mundial da Prematuridade e em alusão a data a Secretaria Adjunta de Média e Alta Complexidade, irá promover no dia 24, um ciclo de palestras e, no dia 25, a 1ª Caminhada da Prematuridade do Hospital Público de Macaé (HPM).
O ciclo de palestras vai acontecer no auditório do Paço Municipal, das 8h às 16h. O evento é voltado para profissionais de saúde e estudantes da área. As inscrições podem ser feitas neste link.
Já no sábado (25), será promovida a 1ª Caminhada da Prematuridade do HPM, com concentração, às 8h, no espaço de convivência da Praia Campista. De lá os participantes seguirão até a Praia dos Cavaleiros.
A secretária de Média e Alta Complexidade, Mayara Rezende, ressalta que o mês Internacional da Prematuridade é celebrado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e cuidados com os bebês prematuros. “A importância está em levar a informação sobre os riscos e desafios enfrentados pelos prematuros e suas famílias, garantindo o acesso a temas, como: promover a conscientização sobre os fatores de risco e medidas preventivas para evitar partos prematuros, a necessidade dos pré-natais, incluindo exames regulares e tratamento de condições médicas pré-existentes”, disse.
Ela ainda acrescentou que o HPM conta com equipes médicas e de enfermagem capacitadas para lidar com as necessidades específicas desses bebês. “Além de oferecer suporte emocional, informação e recursos práticos para as famílias de bebês prematuros, incluindo grupos de apoio, orientação sobre cuidados com o bebê, informações sobre direitos e benefícios sociais, e acesso a serviços importantes que fazem parte do acompanhamento do recém-nascido. É fundamental que a nossa população tenha essas informações nas mãos”, falou Mayara.
A coordenadora da UTI Neonatal do HPM, Sumaya Campos, reforça que a data visa alertar sobre os partos prematuros. “Este é um momento de conscientizar a população da importância da causa, buscando reduzir a incidência do parto prematuro e garantir equidade no acesso à saúde para os prematuros e suas famílias”, frisou.
Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção da prematuridade se inicia antes da gestação, com o planejamento familiar adequado, seguido do acompanhamento pré-natal, que busca assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive, abordando aspectos psicossociais e atividades educativas e preventivas.
Novembro Roxo – A cor simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros.
O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro desde 2008 e tornou-se um movimento intercontinental com atividades e eventos especiais.