O objetivo é contribuir com o processo de democratização da cultura, garantindo transparência nos registros e pagamentos diretos aos agentes culturais. Desde o ano passado, a administração municipal tem realizado ações para a classificação e habilitação dos artistas, assim como os critérios para a contratação direta, agendamento para a participação de eventos do município, tempo de apresentação, além dos valores dos cachês.
O processo para o Credenciamento de artista locais está sendo preparado para tão logo seja publicado o edital de chamamento público. A tabela de cachês, aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, integra esse processo.
O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou a importância do processo de Macaé, sendo uma das maiores políticas públicas, na área da Cultura, realizadas no estado. “O credenciamento de artistas em Macaé é uma iniciativa chave para realçar a diversidade e riqueza cultural da cidade, impulsionando o turismo e fortalecendo a economia local. Essa estratégia não só promove a identidade cultural de Macaé, mas também gera empregos e revitaliza a economia criativa, atraindo investimentos e turistas, consolidando a cidade como um epicentro de cultura vibrante e diversificada”, afirmou.