ARTESANATO DE MACAÉ RECEBE PRÊMIO ESTADUAL

RIO DAS OSTRAS: COMBATE À COBRANÇA DE CONSUMAÇÃO MÍNIMA
janeiro 17, 2024
ESPECIALISTA EXPLICA CADA UM DOS 9 TIPOS DE FOME E RECORDA QUE A ALIMENTAÇÃO TEM MÚLTIPLOS E PROFUNDOS SIGNIFICADOS EM NOSSA VIDA, INCLUSIVE EMOCIONAL
janeiro 18, 2024

ARTESANATO DE MACAÉ RECEBE PRÊMIO ESTADUAL

A Associação Polo de Artesanato de Macaé, premiada pelo edital estadual da Lei Federal de Incentivo Cultural Paulo Gustavo, começa 2024 com boas perspectivas. O grupo prepara um evento especial para o Dia Nacional do Artesão (21 de março), que incluirá atrações culturais e oficinas de artesanato. Além disso, já tramita na Prefeitura o processo para implantação de um ponto fixo para os artesãos na orla dos Cavaleiros.

 

 

“É um orgulho para Macaé ter uma associação de artesãos premiada em um edital estadual pela Lei Paulo Gustavo. A Prefeitura valoriza o artesanato local que é fonte de renda, é cultural e leva o nome do município com participações em feiras fora e também através dos artigos adquiridos por visitantes. Está em andamento um projeto de implantação de um ponto fixo para o artesanato, atendendo às demandas deste segmento”, disse o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

“A Prefeitura está elaborando um projeto para termos um espaço fixo (em frente ao Comfort Suites Macaé, nos Cavaleiros). Recebemos apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e do Setor de Posturas, para liberação dos espaços, e também da Secretaria de Comunicação, para a divulgação. Além disso, a Secretaria de Turismo nos inclui nos eventos do calendário da cidade. Isso é muito importante porque eles chamam público e também turistas”, frisa a presidente da associação, Juliana Fonseca.

O grupo, na categoria Ampla Concorrência, obteve 98 pontos no edital estadual. Formado em 2017, ele já havia sido premiado, em 2021, pela Lei Federal de Incentivo Cultural Aldir Blanc, o que possibilitou a sua formalização como associação, em junho de 2022. Em novembro do mesmo ano, tornou-se membro da Federação do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro (Faerj). Atualmente com 63 associados, o Polo já expôs, junto à Faerj, em feira de artesanato na cidade de Lisboa, em Portugal, e no estado do Espírito Santo. No Rio de Janeiro, além de integrar as feiras da Faerj, expõe produtos na loja da federação, no Shopping Recreio.

Em Macaé, o Polo de Artesanato realiza feiras quinzenalmente, aos fins de semana, na orla da Praia dos Cavaleiros; feiras mensais, em frente aos quiosques da Lagoa de Imboassica, e feiras mensais na Cidade Universitária. O grupo participa também de eventos do município, como a Expo Macaé, o Festival Gastronômico e o Natal Magia. Cada evento reúne até 30 estandes de artesanato.

Em outubro de 2023, aconteceu o primeiro grande evento realizado pelo Polo de Artesanato de Macaé, o Desfile de Moda Artesanal, na Praia dos Cavaleiros. Toda a estrutura foi disponibilizada pela Prefeitura. A expectativa é que outro desfile seja realizado no final deste ano.

A próxima feira, na orla dos Cavaleiros, será de sexta-feira (19) a domingo (21). Sexta e sábado, das 10h às 21h, e domingo das 10h às 20h. O grupo produz artesanalmente souvenir de Macaé, bonecas de pano, amigurumi, quadros de madeira de reaproveitamento, cestaria com materiais recicláveis, luminárias de cano de PVC, bijuterias, peças decorativas em macramê e artigos indígenas produzidos por uma artesã da tribo Pataxó. O Polo integra artesãos de todo o município, incluindo membros do CriaSana, do distrito do Sana, na Região Serrana de Macaé.

Os interessados em se associar devem entrar em contato com o grupo pelo Instagram @polodeartesanatomacae, ou pelo celular (22) 99986-1885.