Na manhã desta sexta-feira, 26 de janeiro, o Projeto Ostrinha Verão chegou ao fim. Cerca de 450 crianças, adolescentes e adultos participaram do projeto que foi realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Subsecretaria de Esporte e Lazer e pela Defesa Civil.
Durante a ocasião, os principais destaques de cada categoria ganharam troféus. Todos os integrantes do projeto, que foi encerrado com um café da manhã coletivo, também receberam medalhas de participação.
Para encerrar, os participantes de cada categoria simularam afogamentos para demonstrar as técnicas de salvamento aprendidas durante os 15 dias de projeto.
Para Alberto Moreira Jorge, o Betinho, assessor de Esporte e Lazer, o time que conduziu o evento está de parabéns. “O resultado é o que esperávamos, um sucesso. Estou presente desde a primeira edição, e já são 27 até agora, e é uma alegria poder concluir a deste ano de forma tão especial.” concluiu.
De acordo com Jorge Mazzo, coordenador da Defesa Civil Municipal, o sentimento é de gratidão. “Foram duas semanas de muito trabalho aqui na praia e eu só tenho a agradecer a todos que ajudaram esse projeto a acontecer. Quando começamos, achávamos que não seria possível, mas fizemos um projeto lindo e provamos que somos capazes de realizar o Ostrinha por conta própria.”
Participaram do evento de encerramento o coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Bombeiro Militar Jorge Mazzo; o assessor de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge; o subsecretário de Turismo, Igor Pessanha; o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício BM; e os vereadores João Francisco Araújo e Rafael Pereira.
OSTRINHA NA FLORESTA – Durante a sua fala, o Assessor de Esporte e Lazer confirmou o projeto Ostrinha na Floresta. A iniciativa acontecerá no mês de julho, nos parques municipais e reservas ambientais da cidade.
Os uniformes, que já foram confeccionados, serão camuflados e seguirão o padrão militar composto por calça, camisa, casaco e boné. Cerca de 650 vagas serão abertas na primeira semana de julho para todas as idades, seguindo o modelo do projeto, separados por categorias.
O projeto Ostrinha na Floresta tem como objetivo ensinar técnicas de salvamento na floresta, geolocalização e primeiros socorros.