Para celebrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24), nesta quarta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Macaé realiza a campanha “Parada da Saúde no Trânsito”. O objetivo é alertar a população para a prevenção e a importância do tratamento da doença.
A ação que irá acontecer de 8h às 12h, na Praça Veríssimo de Melo, em frente ao banco Santander, é uma parceria do Programa Pneumologia Sanitária – Tuberculose, Consultório de rua e graduandos de enfermagem da Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé.
O Programa de Controle da Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos (Barracão), rua Marechal Rondon, 390, Miramar.
A tuberculose é um dos principais problemas de saúde pública enfrentados pela sociedade mundial, desde a antiguidade. O Brasil está entre os 30 países prioritários no combate à doença, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dados da OMS apontam que o país é um dos que possuem as mais altas cargas de tuberculose e coinfecção de tubérculo HIV.
De acordo com a OMS, a pandemia de COVID-19 reverteu os avanços alcançados na última década, na luta contra a tuberculose e, pela primeira vez, as mortes pela doença aumentaram. A tuberculose é, atualmente, a segunda doença infecciosa mais mortal, ficando atrás apenas da Covid -19.
Para controlar a doença, foi elaborado e publicado, em 2021, o Plano Estadual de Controle e eliminação da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro (2021-2025), tendo como objetivo central garantir um conjunto de medidas que permitam reduzir a incidência e a mortalidade por tuberculose no estado. O Plano Estadual está em consonância com o Plano Nacional e é seguido pelos municípios.
O dia 24 de março, Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.