Na última sexta-feira, dia 31, o Procon realizou, por intermédio de uma pesquisa, uma operação de levantamento de preços dos principais peixes que os consumidores costumam comprar neste período.
A pesquisa registrou os preços de determinados produtos no exato momento em que a equipe de Fiscalização visitava as peixarias da Cidade. Veja aqui o link com a tabela de preços: https://www.riodasostras.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/pesquisa-de-precos-das-peixarias.pdf
Também foram verificadas as condições em que os produtos estavam sendo expostos à venda e seus preços devidamente informados aos consumidores.
O Procon orienta que os consumidores observem no momento da compra as condições do pescado, ficando atento ao cheiro, a cor e a textura do pescado.
“A pele deve estar brilhante e seu muco – se houver – deve ser translúcido. A carne do peixe deve estar bem firme e elástica. Peixes inteiros devem ter olhos salientes e bem brilhantes. As escamas do peixe precisam estar bem aderidas à pele. As brânquias são avermelhadas, com tons de rosa ou vinho escuro. O odor do peixe precisa ser característico, porém suave, sem ser desagradável”, explicou o coordenador do Procon de Rio das Ostras, Rafael Macabu.