Evento vai ser realizado no dia 19 de maio e conta com diversas palestras na programação
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente, e em parceria com o grupo de apoio à adoção “Desmistificando a Adoção”, realizará no dia 19 de maio, das 9h30 às 14h30, o III Fórum Municipal de Adoção de Crianças e Adolescentes de Cabo Frio. O evento acontecerá no auditório da Universidade Estácio de Sá e conta com diversas palestras na programação. O tema deste ano é “Humanização nos processos de adoção de crianças e adolescentes e fortalecimento da rede de proteção”.
O fórum conta também com o apoio do Movimento Nacional da Adoção (MNA) e da Associação do Movimento de Adoção do Estado do Rio de Janeiro (AMAR). Neste ano, o evento será presencial e, no final, os presentes vão receber o certificado de participação.
A abertura será às 9h30 e contará com a presença da secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, e da presidente e fundadora do Grupo de Apoio a Adoção “Desmistificando a Adoção”, Roberta Bello.
A primeira palestra será às 10h, sobre o tema “Etarismo no Processo de habilitação?”, com o pós-doutorando e doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, mestre em Psicologia Social pela UGF e Graduado em Psicologia pela SEFLU, Lindomar Expedito Silva Darós, que é autor do livro “Adoção Judicial de Filhas e/ou Filhos em Conjugalidades LGBTTIQ – Rupturas com a Heteronormatividade”.
Às 10h40, será a vez do Diálogo Interativo I, com a participação da plenária e mediação de representante da Secretaria da Criança e do Adolescente. Já às 13h, será a palestra “Entrega Voluntária Humanizada”, com Felipe S. Fernandes de Lima, advogado artesanal com foco em adoção e presidente da Associação do Movimento de Adoção do Estado do Rio de Janeiro e do Movimento Nacional da Adoção.
Às 13h40, acontecerá o Diálogo Interativo 2, com a participação da promotora titular da Infância e Juventude da Comarca de Cabo Frio, Luciana N. Pereira; das agentes comunitárias de saúde e assistentes sociais do ESF Jardim Caiçara, Liziane da Silva Penha e Mayris dos Santos Batista; da psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio e mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Vanessa Rodrigues de Lima; e da assistente social e da psicóloga do Hospital da Mulher, Maria Aparecida Ferreira Borduam e Lorena da Cruz Fernandes, respectivamente.