Programação da Mostra inclui curtas e médias nacionais com classificação livre e vai passar por três estados brasileiros
Quem gosta de assistir a bons filmes não pode perder a oportunidade de prestigiar, neste final de semana, dias 22 e 23, a Mostra Noite de Cinema Brasil, promovida pelo Coletivo Noite de Cinema. A mostra audiovisual vai circular em seis cidades, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará, sempre no interior desses estados apresentando sessões de cinema gratuitas, abertas ao público e com classificação livre.
Serão exibidos curtas e médias metragens nacionais, de diferentes gêneros, que retratam a diversidade cultural brasileira. E, para completar a experiência de um grande cinema ao ar livre, haverá a distribuição de pipoca e refrigerante para o público.
Em Rio das Ostras, serão nove filmes na Praça São Pedro, no Centro, a partir das 19h. No sábado, 22, o público vai poder assistir “Moleque” (MG); “Colmeia’ (SP); “O Menino Leão e Menina Coruja” (DF); “Meu nome é Maalum” (RJ); e “A retirada para um coração bruto” (MG);
Já no domingo, os filmes que serão exibidos são: “O Menino Leão e a Menina Coruja” (DF); “Sobre amizades e bicicletas” (PR); “Cineminha no Beco” (RJ); “A Menina Espantalho” (MG); e “Fantasma Neon” (RJ)
A proposta é incentivar a população a apreciar e exercitar um olhar crítico no universo do cinema. Outra preocupação do Coletivo é promover a exibição de produções nacionais, de artistas independentes, que, em sua maioria, ficam de fora dos grandes circuitos e cadeia comercial do cinema
SOBRE A MOSTRA – Durante os meses de julho e agosto, a Mostra Noite de Cinema Brasil fará circulação, por três estados brasileiros. O projeto terá início no dia 21 de julho, estreando em Macaé, Rio de Janeiro. Na sequência, Rio das Ostras (RJ) recebe a programação em duas noites, nos dias 22 e 23 de julho.
Receberão a programação, ainda, Ribeirão das Neves (03 e 04/08), em Minas Gerais; Mosqueiro (10/08), Paragominas (11/08) e Marabá (13/08), no Pará.
A Mostra é um desdobramento das ações do Coletivo Noite de Cinema. Criado em 2012 por um grupo de amigos, no bairro Maria Helena (Belo Horizonte), começou suas atividades com exibições de filmes nas ruas e muros da região – que é um encontro das periferias de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves. Com o tempo, começaram as circulações em cidades da região metropolitana e interior de Minas. Esta é a primeira mostra com proporção nacional promovida pelo coletivo.
Ao longo dos últimos 11 anos, o grupo conseguiu desenvolver sua estrutura, com a aquisição de uma tela inflável e equipamentos profissionais de projeção e som. Assim, foi possível promover a circulação de cinema também por periferias do interior do estado, alcançando um público de mais de 70 mil pessoas nesses últimos anos.
A Mostra Noite de Cinema Brasil é uma ação do Coletivo Noite de Cinema. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio master da WLM Scania, patrocínio da Honda Hayasa e Hypofarma, e apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, das prefeituras e instituições locais.
Mais informações, pelo site noitedecinema.com.br e pelo perfil do Instagram (@noitedecinema).
FILMES 8ª MOSTRA NOITE DE CINEMA
A RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO (15.37 minutos)
Sinopse: Ozório é um senhor que mora sozinho onde Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo-MG. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.
SOBRE AMIZADES E BICICLETAS (20 minutos)
Sinopse: Thiago sempre sonhou em participar da corrida de bicicletas, mas isso parecia um sonho impossível devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual que não conhece limites. Juntos, eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.
MEU NOME É MAALUM (7.53 minutos)
Sinopse: Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade.
O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA (15.56 minutos)
Sinopse: No universo das pessoas-animais, os seres mesclam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, estudam na Escola Filhote Selvagem, onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.
A MENINA ESPANTALHO (12.48 minutos)
Sinopse: Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.
CINEMINHA NO BECO (15 minutos)
Sinopse: O documentário curta-metragem Cineminha no Beco apresenta o projeto criado pelo músico e agente cultural Bhega Silva, que exibe filmes infantis e educacionais pelos becos e ruas das comunidades do Complexo da Maré no Rio de Janeiro
FANTASMA NEON (20 minutos)
Sinopse: Um entregador de aplicativo sonha em ter uma moto. Disseram a ele que tudo seria como um filme musical.
COLMEIA (19 minutos)
Sinopse: Às vésperas da mais importante competição de robótica do ano, Sophia e seus colegas passam a noite escondidos na escola para tentar terminar seu robô a tempo do campeonato.
MOLEQUE (20 minutos)
Sinopse: Inspirado no Chaves, uma das séries de maior sucesso da TV no mundo, o curta-metragem conta a história de Moleque, um menino de rua de dez anos que vive atrás de comida. Um dia ele conhece Soneca, um vendedor de churros mais velho, que ao ver o garoto andando descalço, resolve dar um par de botas de presente para ele. Mas ao levar Moleque para a vila onde mora, Soneca passa maus bocados com as travessuras do menino. “Moleque” foi rodado em Minas Gerais, numa vila no Santa Efigênia.