om uma redução de 82,5% do número de alunos faltosos, do fim do último semestre letivo para esta primeira semana após o recesso escolar, a Secretaria de Educação realiza a Semana de Mobilização contra a Infrequência. As estratégias neste esforço foram reforçadas, com destaque para a ampliação da equipe de assistentes sociais da rede de ensino de Macaé.
No final do primeiro semestre, o número de alunos com cinco faltas consecutivas caiu de 2.700 para 472, no retorno das férias. A secretária de Educação, Leandra Lopes, ressalta que as causas da infrequência têm relação com fatores intra e extraescolares. Na Educação Infantil, os índices são mais altos. Por isso, os gestores trabalham para a conscientização das famílias sobre a importância desta etapa para o processo de desenvolvimento das crianças.
“Todas as escolas estão adotando ações de busca, por meio de contato com as famílias, através dos serviços de orientação educacional, supervisão de ensino e de orientação pedagógica, para esta redução da infrequência, especialmente na Educação Infantil, quando a criança adquirirá o hábito da frequência escolar. Há dados que demonstram que a criança infrequente nesta etapa tende a reproduzir este comportamento no Ensino Fundamental, o que impacta diretamente em seu processo de ensino. Estamos fazendo um controle por sistema informatizado, frequência online, uma forma mais assertiva. Assim, temos os dados em tempo real, o que permite a rápida identificação dos casos. O diretor recebe o alerta de infrequência e também o responsável pela criança”, diz a secretária.
As principais estratégias responsáveis pela queda do índice de infrequência foram: a ampliação da equipe de assistentes sociais da Secretaria de Educação; a prática de trabalho preventivo realizado por esta equipe nas escolas, como o chamamento dos responsáveis de alunos faltosos às unidades de ensino, e também o aumento do número de visitas domiciliares.
Também o sistema informatizado, que permite o acompanhamento em tempo real de faltas dos estudantes em cada escola, colaborou para este resultado significativo. O sistema possibilita que diretores e pais sejam imediatamente informados sobre a falta do aluno. No final do último semestre, a Secretaria de Educação encaminhou a cada escola a sua listagem de alunos infrequentes para a tomada das medidas para a redução do índice.