Com 170 atletas de várias cidades do Rio de Janeiro, o Campeonato Estadual de Ciclismo está acontecendo em Macaé, pelo segundo ano consecutivo. No primeiro dia (sábado), o percurso de 6,5 km começou, às 14h, com a prova CRI (contrarrelógio individual) e reuniu 24 categorias. No segundo dia (domeingo), a disputa será na modalidade estrada a partir das 7h. Os motoristas devem ficar atentos às alterações do tráfego de veículos na Rodovia Norte-Sul, Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e entorno.
O evento, promovido pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), tem apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes, Secretaria Adjunta Turismo e Secretaria de Mobilidade Urbana.
A médica Dhiãnah Santini é campeã brasileira 2022 na modalidade contrarrelógio individual – vence o ciclista que cobriu o percurso em menos tempo – e compareceu pela segunda vez na etapa estadual em Macaé. “A minha primeira vitória foi aqui no município. Já pratico o esporte há sete anos, mas essa modalidade tem um ano e seis meses. Sou de Niterói, mas amo essa cidade e tenho família aqui”, frisou um ciclista.
De acordo com a representante da Fecierj, Sandra Bernardes, o objetivo é financiar ainda mais o esporte no país e fornecer no calendário provas de qualidade para os atletas. “A Federação selecionou Macaé por ser um município que abrange potencial de turismo e lazer, com estrutura hoteleira para atender ciclistas e familiares, além de contar com gastronomia de qualidade”, acrescentou.
O secretário municipal de Esportes, Marvel Maillet, prestigiou o evento e falou sobre a importância da cidade sediar a etapa estadual. “É mais um evento de grande porte no nosso município, com atletas de várias cidades como Macaé, Rio de Janeiro, Niterói, Paraíba do Sul, Itaboraí, Natividade, Maricá, Paraíba do Sul e Campos dos Goytacazes. Além disso, oferece oportunidades para nossos atletas macaenses”, destacou Marvel.