Brasil venceu Argentina, Sérvia e Astros da NBA na Urca
O basquete 3×3 agitou a manhã no Rio de Janeiro. Neste domingo (26), o desafio Mano a Mano reuniu centenas de pessoas para curtirem três partidas espetaculares da modalidade, disputadas no Forte São João, na Urca. Com a presença de Anderson Varejão, lenda do esporte brasileiro, e outros craques reconhecidos mundialmente, o evento contou com a nova modalidade olímpica para mandar o recado da luta antirracista, com o slogan “Toco no Racismo”.
A edição do Mano a Mano 2023 começou animada, com uma competição de enterradas de atletas amadores. Os craques Ian Mahinmi, Brandon Rush, Mario Chalmers, Anderson Varejão, Marquinhos e Alex Brabo foram os jurados da disputa, e até ajudaram os jogadores a montarem suas apresentações, divertindo o público.
A Seleção Brasileira feminina de basquete 3×3 abriu a manhã de duelos, contra a Argentina. O Brasil saiu na frente e brilhou em quadra, só permitindo que as argentinas pontuassem quando já estava a oito pontos de diferença. As rivais chegaram a diminuir a diferença, mas a vitória foi do time da casa, por 17 a 9.
Depois foi a vez da Seleção masculina 3×3 enfrentar a Sérvia, atual campeã mundial. Em um jogo acirrado, os brasileiros abriram o placar, mas logo foram alcançados pelos adversários. Apesar do placar empatado na maior parte do tempo, o Brasil abriu vantagem e venceu por 16 a 12.
Por fim, o jogo mais aguardado do evento eletrizou o público. Entre os astros da NBA e as estrelas do Brasil, o time nacional pontuou primeiro, mas os estrangeiros viraram o jogo em pouco tempo. Porém, após os primeiros minutos, Anderson Varejão entrou em quadra e mudou jogo, garantindo quatro pontos já nas primeiras participações.
A partida seguiu lá e cá, e no último minuto a equipe da NBA empatou o placar. Marquinhos quase reverteu para o Brasil, mas Brandon Rush não permitiu a vitória brasileira no tempo regulamentar. Na disputa pelo desempate, Varejão fez a cesta que garantiu a vitória do Brasil – 20 a 19.
Ao final do evento, Anderson atendeu os fãs e destacou a importância do Mano a Mano, tanto pela divulgação da modalidade quanto pela mensagem de conscientização a respeito da luta antirracista.
– É um evento muito importante para reforçar o combate ao racismo, que infelizmente é algo que ainda acontece. Usar o esporte como plataforma para promover essa conscientização é algo muito bom, tem tudo a ver com a essência do basquete. E claro, também é muito legal ver a felicidade das crianças na arquibancada. Foi um evento muito gostoso e divertido. Sempre me divirto dentro da quadra – disse Varejão.
Sobre o Mano a Mano
A primeira edição do Mano a Mano foi realizada em 2013 e contou com a presença da lenda jamaicana Usain Bolt, que brilhou na praia de Copacabana naquele ano e, também, nos dois anos seguintes. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatlin. Em 2018, a competição mudou e foi para as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem. No ano passado, o futebol feminino foi a modalidade do Mano a Mano.
Sobre a X3M
Fundada por Bernardo Fonseca, a X3M nasceu em 2005, com a primeira edição do XTERRA no Brasil, seguindo como franqueada da marca até 2012, quando fez a aquisição de todos os direitos e tornou o Brasil o único país a ter independência globalmente. Foi pioneira na construção do Trail Running, trazendo o conceito de esporte e turismo outdoor de forma consistente, e destacou-se também ao criar a primeira corrida noturna, que passou por 18 cidades do país. A vocação da X3M pela criatividade e performance construiu relacionamento com diversas marcas que buscavam se destacar no mercado de live entertainment através do esporte. Em 2014, construiu seu próprio sistema de tíquete e montou seu primeiro centro de distribuição com infraestrutura para todos os eventos. Em 2019, se tornou representante do Running Heroes, aplicativo francês de extensão de relacionamento das marcas através do esporte. Adquirida pelo grupo SBF em maio de 2022, a X3M organiza também a Uphill Marathon, mais desejada maratona do Brasil, e o Circuito Centauro Reveza adidas, que estreou em 2022 com provas em São Paulo e Rio de Janeiro, já realizadas, e em Belo Horizonte no próximo dia 4 de dezembro.
Sobre a DreamFactory
Ao longo dos seus mais de 21 anos de existência, a Dream Factory esteve entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como executores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, a empresa foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas. Hoje, a Dream Factory é um sistema de negócios de comunicação centrado no entretenimento, porque acredita que a experiência ao vivo é a ferramenta mais eficaz para gerar conexão. Entre os eventos proprietários estão marcas conhecidas e queridas pelo público como a Maratona do Rio, a ArtRio, Art Sampa, o Rally dos Sertões, e mais recentemente, a VidCon SP e o recém lançaco MNFST, festival de música eletrônica. A Dream Factory também traz em seu guarda-chuva a Dreamloc, que cuida de logística e infraestrutura, a Dream Venue, que atua como operação de “venue”, com a administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro; a GoDream, que organiza as vendas de ingresso, bebidas e alimentos, e a Easylive, uma empresa que capta pontos em troca de benefícios.
Fonte: Ana Daróz e Guto Francischini