IA GENERATIVA CHEGA AOS APARELHOS CELULARES: O QUE ISSO SIGNIFICA?

SUEL RECEBE DUAS CERTIFICAÇÕES COM SUCESSO DE ÚLTIMO DVD
janeiro 5, 2024
RIO DAS OSTRAS CHURRAS BEER FEST ANIMA PRIMEIRO FIM DE SEMANA DO ANO
janeiro 5, 2024

IA GENERATIVA CHEGA AOS APARELHOS CELULARES: O QUE ISSO SIGNIFICA?

Foto/Divulgação

Samsung irá lançar ainda este mês a primeira linha de aparelhos móveis com IA embarcada e promete uma experiência “revolucionária”

A Samsung anunciou nesta 4ª feira (3.jan) a data de lançamento da série Galaxy S24. As novidades serão apresentadas ao público em 17 de janeiro, durante o Galaxy Unpacked 2024, em San Jose, na Califórnia.

O lançamento da nova linha poderá ser acompanhado em uma transmissão ao vivo nos canais oficiais da marca a partir das 15h (horário de Brasília) e promete, segundo divulgado pela Samsung, proporcionar “uma experiência móvel totalmente nova impulsionada pela Inteligência Artificial”, além de estabelecer “um padrão mais elevado para a experiência móvel mais inteligente até agora”.

E como isso impacta o usuário?

Na prática, os aparelhos celulares já utilizam Inteligência Artificial. O reconhecimento facial, por exemplo, só é possível devido à IA preditiva. O uso de aplicativos como o Waze também. A tecnologia é utilizada para identificar padrões, antecipando assim comportamentos e prevendo eventos futuros que melhoram a experiência do usuário.

No caso dos novos aparelhos da Samsung, a tecnologia que virá embarcada é a Inteligência Artificial generativa.

O que é Inteligência Artificial generativa?

A IA generativa é uma forma de IA capaz de gerar textos, programas de computador, imagens, músicas, por meio do uso de dados. O exemplo mais conhecido da capacidade da IA generativa é o ChatGPT, um chatbot online que simula linguagem humana para fazer várias tarefas, desde escrever redações até a criação de código de programação.

Quais novas funções podemos esperar de celulares com IA embarcada?

De acordo com o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), podemos esperar uma série de experiências diferentes, como editores de vídeo e foto, tradução simultânea das ligações e navegação inteligente, sem a necessidade de usar aplicativos de terceiros, e muitas vezes pagos.

“A primeira novidade é a possibilidade de usar alguns recursos, de gerar algumas experiências que antes eram impossíveis no celular sem a Inteligência Artificial. A questão do vídeo, por exemplo. Com IA você pode fazer um vídeo e, caso queira, editar ou apagar um objeto da filmagem”, afirma Graglia.

O especialista revela ainda que podemos esperar o uso de IA para editar fotos no próprio celular. Por meio da IA, o dispositivo pode pegar uma foto com zoom e ampliar o cenário, construindo e continuando a paisagem em volta por meio da predição, que nada mais é que pegar dados e fazer suposições do que pode acontecer ali na frente.

CLIQUE E ACESSE NOSSO CANAL!!

“Outra possibilidade que é super interessante, super revolucionária, é a conversão de linguagem em tempo real. Isso significa que você pode ligar para alguém que fala outro idioma e a pessoa pode falar na língua nativa, que você recebe o áudio em português”, explica o especialista.

Fonte: SBT/Samsung