O Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) foi lembrado em Macaé nesta quarta-feira (29). Para marcar a data, a Gerência de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma atividade no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro, com o tema “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”. A programação teve palestras e interação com os jovens, através de um espaço instagramável decorado e com adereços.
A Coordenadora da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, Janaína Coutinho, destacou a importância da ação.
“O objetivo foi atingir a população infanto-juvenil. Notamos um aumento da procura pelo tabaco e, principalmente, pelo cigarro eletrônico. A campanha desse ano tem como finalidade informar aos jovens como a indústria do tabaco influencia negativamente na vida deles”, afirmou.
Participaram da atividade estudantes do sexto ao nono ano, uma faixa etária de 12 a 18 anos.
“Achei muito interessante, porque aprendemos sobre o cigarro comum e também sobre o eletrônico. Eu já tinha algum conhecimento sobre esse assunto, mas agora estou mais instruído. É importante também compartilhar essas informações com outras pessoas”, disse Miguel Ramos de Melo, de 14 anos, estudante do nono ano.
Um material informativo e educativo foi distribuído aos alunos. Ana Laura Stanislau Pereira, de 14 anos, do nono ano, fez questão de ficar com um panfleto.
“Vou levar para casa e entregar ao meu avô, que é fumante. Ele fuma há muitos anos. Vamos ver se, ao ler o que está escrito aqui, ele para de fumar. Mas depende muito dele querer essa mudança para a vida dele. Tomara que dê certo”, salientou.
O Dia Mundial sem Tabaco é uma data celebrada anualmente no dia 31 de maio. Criada pelos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha tem como objetivo chamar a atenção para a epidemia do tabaco e para as mortes que causa, informando o público sobre os perigos do uso do tabaco, as estratégias da indústria do tabaco e as ações para o controle do tabagismo.