Modelo de saúde 360 graus pode superar desafios do autismo e contribuir para a aceleração tecnológica na área
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Essa definição abrangente enfatiza a importância de considerar diversos aspectos da vida de uma pessoa para entender verdadeiramente sua saúde. Não se trata apenas da ausência de doenças físicas, mas também do equilíbrio emocional e social que contribui para uma vida plena.
Segundo a psicóloga e Diretora Clínica na Genial Care, Thalita Possmoser, essa visão do todo, é essencial para conseguir traçar rotas melhores de aprendizagem e desenvolvimento do autismo. “Quando a gente tem essa intervenção mais unificada, e não fragmentada, sendo o tradicional, o qual é o comum, a gente consegue de fato ser mais propositivo ali nas nossas intervenções e no cuidado dessa pessoa de forma geral,” comenta durante sua participação no 2º Congresso Extraordinário.
Ao considerar o conceito de saúde 360 graus, que engloba uma visão completa da criança ou adulto no centro de tudo, percebemos sua conexão com a definição da OMS. Essa abordagem holística se torna essencial ao lidar com o autismo, uma vez que essa condição abrange diversos aspectos da vida de uma pessoa e sua interação com o ambiente ao seu redor.
A enfermeira e Diretora de Cuidados da Tismoo.me, Cristina Fernandes, explicou como a saúde 360 graus pode ser aplicada pelos autistas: “no caso específico do autismo, é sabido hoje que a pessoa autista tem uma vulnerabilidade maior na saúde, sendo um risco aumentado para o desenvolvimento de algumas doenças.”
Essa vulnerabilidade destaca a importância de abordar o autismo de forma holística, não apenas como uma questão médica, mas como uma experiência que permeia todos os aspectos da vida de uma pessoa. Quando as doenças impactam a vida dessa criança ou adulto, acabam por interferir em seu desenvolvimento.
A visão 360 graus analisa todas as questões que podem influenciar a vida de alguém e trabalha para auxiliar e melhorar esse cenário. No entanto, para ser implementada, enfrenta algumas barreiras comuns:
“A gente só quebra estigma a partir do conhecimento. Por isso, momentos como este são essenciais para levar conhecimento à população.” declara a enfermeira e executiva com vasta experiência no setor de saúde, Solange Arabel.
3 soluções tecnológicas para auxiliar no presente e no futuro do autismo
Nos últimos anos tivemos um avanço tecnológico em saúde que veio para nos ajudar a derrubar barreiras, transpor obstáculos e derrubar fronteiras geográficas de acesso. Por isso, existe cada vez mais legislações em saúde que permitam e incentivam o uso da tecnologia a favor e em prol do cuidado das pessoas, para promover qualidade de vida e bem-estar.
Pensando nisso, empresas como a healthtech, Genial Care, maior rede de saúde atípica da América Latina e a Tismoo.me, empresa que busca melhorar a saúde e a qualidade de vida da pessoa autista em todos os seus pilares, tem desenvolvido ferramentas tecnológicas para a população autista.
Sabendo que o tempo do profissional é muito valioso e não existem profissionais suficientes para atender todas as pessoas autistas, a Genial Care criou um sistema capaz de agrupar todas as informações relevantes das crianças para acompanhar o progresso delas.
“Hoje, na Genial Care, desenvolvemos uma ferramenta onde é possível centralizar todas as informações daquele caso e garantimos uma comunicação com todos os profissionais envolvidos. Dessa forma, a gente consegue ter uma visão ampla daquela criança. Não só com psicólogo, mas também com o terapeuta ocupacional, com o fonoaudiólogo e com os pais”, revela a Diretora Clínica na Genial Care. Garantindo que a intervenção da Genial, de fato, seja de qualidade.
“A gente está vendo ali o progresso e consegue ver se estamos no caminho certo ou até mesmo se é preciso recalcular a rota, se for o caso, para mudar alguma habilidade, para ensinar outras habilidades para aquela criança,” acrescenta.
Cristina Fernandes comenta que a Tismoo.me possui duas ferramentas. A primeira é a inteligência artificial que ajuda na prevenção de doenças. De acordo com o perfil daquela pessoa e o estilo de vida, é possível identificar nos primeiros contatos e nas primeiras conversações com a família ou com a própria pessoa autista, se ela pode desenvolver uma doença ou não. Direcionando a rota que é preciso tomar com aquela família.”
A segunda ferramenta é o aplicativo Tismoo.me que tem em vista orientar e manter as pessoas informadas sobre o autismo e a prevenção ao suicídio.
Genial Care
A Genial Care é uma rede de cuidados de saúde atípica referência na América Latina. Especializada no cuidado e desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas famílias. Unindo modelos terapêuticos próprios, suporte educacional e tecnologia de ponta para maximizar a qualidade de vida e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas no processo de intervenção. Atualmente conta com um time de mais de 200 pessoas, unidas pelo propósito de garantir que toda criança atinja o seu máximo potencial. Site / YouTube / Instagram / Facebook / LinkedIn
Fonte: Stefani Pereira e Letícia Carvalho – Temma Agência | Relações Públicas e Marketing Digital