O exército brasileiro possui um dos melhores e mais bem estruturados centros de ensino e proficiência em línguas internacionais de todo o mundo, chamado CIDEX (Centro de Idiomas do Exército). Uma unidade militar cujo objetivo é conduzir todo o sistema de ensino e certificação da proeficiência em línguas do seu corpo de praças de carreira e oficiais.
O CIDEX com essa sua atual estrutura nasceu em 2015, mas é o resultado de um processo de valorização da língua estrangeira no exercito brasileiro que vem se desenvolvendo desde 1961. Quem conta é o coronel Rodrigo do Valle Macêdo comandante desse centro linguístico. “Estamos situados no Rio de Janeiro e contamos hoje com 06 idiomas em nosso quadro de trabalho: inglês, espanhol, francês, alemão, russo e italiano, além do português para estrangeiros”, diz o oficial.
Para o comandante Rodrigo Macêdo, o ensino e a certificação da proeficiência em idiomas internacionais é um ponto crucial para a presença do exército brasileiro no contexto mundial. “O ensino de línguas que realizamos no CIDEX é o responsável direto pela preparação dos militares brasileiros para nossas missões no exterior”, comenta.
No ensino e avaliação da língua inglesa Rodrigo Macêdo fala da parceria que o CIDEX fechou com a marca Cambridge University Press no Brasil, diretamente ligada à Cambridge inglesa a mais antiga editora de ensino da língua inglesa no mundo. “O exame de proeficiência da língua inglesa aplicado pela Cambridge é um dos melhores, senão o melhor e um dos mais reconhecidos em todo o mundo. Eles atestam nossos níveis de inglês aplicados para todos os objetivos educacionais que temos para o exército brasileiro em suas funções. É fundamental para o CIDEX contar com essa marca de excelência educacional em nosso processo de formação humana”, comenta o líder.
Coronel Rodrigo Macedo – Comandante do CIDEX ( Centro de Idiomas do Exército Brasileiro). Foto/Divulgação
De acordo com as informações do oficial o exército brasileiro está entre os mais avançados do mundo em subsistemas de ensino em idiomas, um dos poucos exércitos do mundo com um centro de ensino e proeficiência em línguas. “Estamos tão nivelados em excelência como poucos outros países, como Estados Unidos, México, Argentina, Colombia, Chile e Uruguai na América e França, Espanha e Reino Unido na Europa”, avalia o coronel Macêdo.
Outro ponto fundamental desta parceria com a marca Cambridge, já que a língua inglesa é a mais aplicada em proeficiência no mundo, é a importância que os estudos aplicados pelo CIEX para a evolução de patentes. O coronel Rodrigo Macêdo ressalta que “o processo de certificação da proficiência linguística, gerenciado pelo CIDEX é um dos quesitos avaliados na valorização do mérito no processo de promoções dos oficiais e praças de carreira do Exército Brasileiro”
Fonte: Frank Rogério – Fran Press Comunicação Corporativa