Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, em Valença, foi a unidade com melhor desempenho, com nota 5,7. Médias variaram entre 5,7 e 5,1 na avaliação
Das dez escolas da rede estadual de ensino mais bem avaliadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nove estão no interior do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado na quarta-feira passada (14/08) pelo Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC), responsável por avaliar a qualidade da educação brasileira. Mas o que essas unidades de ensino têm de diferencial para terem alcançado este bom desempenho, que deve ser seguido como lição pelas demais escolas?
Os colégios que se destacaram no interior incentivam as novas tecnologias, a permanência do aluno dentro da sala de aula, o protagonismo juvenil e a inserção no mercado de trabalho. Além disso, oferecem uma boa infraestrutura, com salas de aula confortáveis, espaços makers e bibliotecas.
As unidades com os melhores desempenhos são o Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, em Valença; o Colégio Estadual Sargento PM Antônio Carlos Oliveira de Moura, em Araruama; o Colégio Cívico-Militar – Ciep 494 Alexandre Carvalho, em Miguel Pereira; o Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza, em Santo Antônio de Pádua; o Colégio Estadual Geraldino Silva, em Porciúncula; o Colégio Estadual Subtenente PM Claudio Hentzy Ferreira, em Santo Antônio de Pádua; o Colégio Estadual Segundo Tenente BM Sergio Rodrigues da Silva, em Cordeiro; o Ciep 141 Vereador Said Tanus Jose, em Italva; e o Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues, em Itaperuna.
Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza, em Santo Antônio de Pádua. Foto/Divulgação
Conheça algumas das unidades do interior mais bem colocadas
Em primeiro lugar com a média 5,7, o Colégio Estadual Almirante Rodrigues Silva, em Valença, no Sul Fluminense, ficou acima da meta estabelecida (5,0). A unidade escolar oferta o Ensino Médio em tempo integral. Trabalha fortemente a metodologia de projetos, de competências socioemocionais, com foco no protagonismo juvenil e na inserção no mercado de trabalho. Em 2019, a escola também foi a melhor do estado na avaliação.
A diretora-geral, Mariana Olivetto, está à frente do colégio desde 2021 e destaca o orgulho de comandar a unidade, onde começou a vida escolar.
— Gratidão e orgulho por fazer parte deste time. Estar na direção desta escola com a maior nota do Ideb é ter a certeza do dever cumprido — destacou a diretora.
O Colégio Estadual Pedro Baptista de Souza, em Santo Antônio de Pádua, alcançou a média 5,5 pela segunda vez consecutiva, já que teve o mesmo resultado em 2021. Com 243 alunos, a unidade escolar oferta o Ensino Médio Regular – diurno e noturno, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre as principais ações pedagógicas elaboradas, está o planejamento estruturado, que visa orientar as atividades e garantir a coerência no processo de ensino e aprendizagem.
— É uma honra estar entre as 10 melhores notas do Ideb do estado do Rio de Janeiro. Nossa principal meta é continuar dando nosso melhor para manter o padrão de qualidade, sempre em prol de formar bons estudantes e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade — afirmou o diretor-geral, Marcelo Duarte.
Colégio Estadual Geraldino Silva, em Porciúncula. Foto/Divulgação
Já em Porciúncula, o Colégio Estadual Geraldino Silva teve nota 5,4. A diretora-geral, Lindinalva Alves, revelou a receita de sucesso da unidade escolar.
— Muito do nosso trabalho depende do plano político pedagógico de nossa unidade escolar, que visa o desempenho dos alunos, como aplicação de simulado interno, em pelo menos dois bimestres durante o ano letivo. Outro quesito importante é que trabalhamos a frequência dos estudantes às aulas diárias. Fazemos busca ativa constante. Aluno presente aprende — disse a diretora-geral.