DIA 13 É DIA DO MAU HUMOR: NUTRICIONISTAS INDICAM 7 ALIMENTOS PARA AJUDAR A MELHORAR ESSE PROBLEMA

OBESIDADE É DOENÇA: ESPECIALISTA ALERTA SOBRE RISCOS E O PERIGO DE ROMANTIZAR A CONDIÇÃO
novembro 12, 2024
AGETRANSP LANÇA PRÊMIO PARCEIROS DA MOBILIDADE
novembro 13, 2024

DIA 13 É DIA DO MAU HUMOR: NUTRICIONISTAS INDICAM 7 ALIMENTOS PARA AJUDAR A MELHORAR ESSE PROBLEMA

Foto/Divulgação/IA

No Dia do Mau Humor, é interessante pensar em soluções naturais para combater essa sensação, e a alimentação pode ser uma aliada poderosa.

Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, da Bio Mundo, “alguns alimentos têm compostos que ajudam a regular o humor e combater o estresse e a ansiedade, influenciando o estado de ânimo de forma positiva.”

 

 

Estudos científicos comprovam essa relação. Por exemplo, uma pesquisa de 2017 realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, encontrou evidências de que uma dieta rica em frutas e vegetais frescos está diretamente associada a um humor melhor e níveis mais baixos de estresse. Essa investigação, conduzida por Conner e seus colegas, mostrou que jovens adultos que consumiam mais frutas e vegetais experimentavam maior bem-estar psicológico e menos sintomas de depressão.

 

Alimentos que Ajudam a Combater o Mau Humor

As nutricionistas Fernanda Larralde, da Bio Mundo, e Karoline Schast, do Insitutuo Gourmet, listaram alimentos que podem ajudar a combater o mau humor. Confira:

  1.  Chocolate Amargo: “Rico em flavonoides, o chocolate amargo ajuda na liberação de endorfinas e serotonina, neurotransmissores responsáveis por sentimentos de bem-estar e prazer. Estudos mostram que o consumo moderado de chocolate pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor”, explica Fernanda.
  2. Nozes e sementes: “Ricas em ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, como a vitamina E. Os ômega-3 são conhecidos por seus efeitos anti-inflamatórios e pela capacidade de promover a saúde do cérebro, ajudando a combater a depressão e o mau humor”, orienta Karoline.
  3. Peixes Gordurosos: “Sardinha, salmão e atum são ricos em ômega-3, que ajudam a melhorar o humor e reduzir a irritabilidade. O estudo “Omega-3 Fatty Acids and Mood Disorders” (2006), de Freeman e colaboradores, destacou que dietas ricas em ômega-3 estão associadas a um risco reduzido de depressão e distúrbios de humor”, complementa Fernanda.
  4. Banana: “Rica em triptofano, precursor da serotonina, a banana é um alimento prático e eficaz para combater o mau humor. Pesquisas indicam que o consumo de triptofano pode ter um efeito positivo no humor e no combate à depressão”, explica Fernanda.
  5.          Aveia: “Fonte de fibras e carboidratos complexos, a aveia ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, evitando picos de irritabilidade. Um estudo de 2002 publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que dietas com carboidratos complexos promovem maior estabilidade de humor em comparação com dietas de alto índice glicêmico”, completa Fernanda.
  6. Espinafre e folhas verdes: “Contêm ácido fólico (vitamina B9), que ajuda na produção de dopamina, um neurotransmissor relacionado ao prazer e à motivação. A deficiência de folato pode estar associada a sintomas depressivos”, indica Karoline.
  7. Peixes gordurosos (salmão, sardinha, atum): Fonte de ácidos graxos ômega-3, que têm propriedades anti-inflamatórias e são importantes para a saúde do cérebro e a regulação do humor. Esses ácidos ajudam a manter os níveis de dopamina e serotonina no cérebro.

 

Esses alimentos, quando incorporados a uma dieta equilibrada, podem ajudar a melhorar o humor e a combater o mau humor de forma natural. Lembrando que também é de suma importância uma alimentação saudável de maneira constante, refeições equilibradas em horários parecidos todos os dias auxiliam bastante o funcionamento cerebral.

 

Fonte: Sarah Monteiro