Além de aproximar os serviços dos clientes, a iniciativa tem como objetivo combater a fraude e o furto de energia elétrica. Nesta edição, a Enel Rio irá realizar também o atendimento móvel, troca de titularidade, religações, negociações de débitos com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia. Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento, pode causar acidentes e impacta diretamente o valor da tarifa
Na sua primeira ação do ano, o projeto Energia Legal, da Enel Distribuição Rio, está na cidade de Saquarema, na região dos Lagos. Até esta sexta-feira (31), os clientes Enel poderão contar com o atendimento móvel, o estande do consumo consciente e ações de conscientização.
A iniciativa tem como objetivo combater a fraude e o furto de energia elétrica, bem como conscientizar a população sobre os riscos e os prejuízos desta prática. Além disso, a Enel vai oferecer serviços que visam facilitar a vida do cliente, como o atendimento rápido local, adesões, troca de titularidade, religações, negociações de débitos com condições especiais, ligações novas, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.
Em 73 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em, aproximadamente, 27,7 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 28 cidades por onde passou desde o fim de novembro de 2019.
Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da previsão de pagar o valor total de consumo correspondente ao período em que a irregularidade ocorreu. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado e prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções, dificultando, por vezes, o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em 5%.
Quem adota a prática popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Atendimentos e Consumo Consciente de Energia
Durante a iniciativa, os moradores de Saquarema também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma estrutura móvel de atendimento, que ficarão localizadas em diferentes pontos da cidade (endereços no fim da matéria). Nessas unidades, os clientes poderão solicitar serviços, como segunda via de conta, troca de titularidade, pedido de ligação nova e parcelamento de dívida com condições especiais, entre outros.
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também oferecerá dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora fornecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que dá descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal.
Serviço:
Unidade Móvel
Data: hoje, 29/01
Local: Av. Saquarema 3.400, Porto da Roça
Endereço: Av. Saquarema 3.400, Porto da Roça (próximo a Casa de Cimento)
Horário: 8h30 às 17h
Data: 30 e 31/01 (amanhã e sexta-feira)
Local: Praça Herval Antunes Pinheiro
Endereço: Rua Barão de Saquarema, 735, Centro (próximo à Praça do Terço)
Horário: 8h30 às 17h
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Fonte: DANIELLA BOTTINO