RIO DAS OSTRAS: CIDADE TEM CAMINHADA NO MONUMENTO NATURAL DOS COSTÕES ROCHOSOS

MACAÉ: CORFEBOL É DESTAQUE EM CAMPEONATO EM SÃO PAULO
junho 18, 2023
CAMPANHA ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO CORRETA
junho 19, 2023

RIO DAS OSTRAS: CIDADE TEM CAMINHADA NO MONUMENTO NATURAL DOS COSTÕES ROCHOSOS

Foto/Divulgação: Mauricio Rocha

Toda a população de Rio das Ostras está convidada para o GeoDia, que acontecerá no sábado, 24 de junho, com uma caminhada pelo Monumento Natural dos Costões Rochosos, uma importante Unidade de Conservação (UC) do Município, que faz parte do Geoparque na região do litoral norte e leste do Estado, junto com outros 15 municípios. A atividade é gratuita e os participantes inscritos receberão Certificado.

Esta será a 12ª edição do GeoDia, uma iniciativa do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O ponto de encontro será no Mirante da Praça da Baleia, na praia de Costazul, às 9h30. A caminhada será ao longo da trilha que passa pelas praias das Areias Negras e Virgem e os participantes poderão apreciar a rica biodiversidade da Unidade de Conservação, além de saber um pouco das histórias e da cultura local.

Os caminhantes serão sempre acompanhados por uma equipe formada por professores e pesquisadores de universidades e do Município.

Durante a caminhada será reinaugurado o painel interpretativo do Projeto Caminhos Geológicos, que demonstra que o local é relevante, não apenas pela sua beleza e diversidade, mas também pelo potencial educativo e científico, porque preserva em suas rochas um importante momento da história da Terra e sua evolução como paisagem atual.

GEOPARQUES – Os geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas onde os sítios e paisagens com significância internacional são geridos com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

A criação do Geoparque na região do litoral norte e leste do Estado começou a ser discutida em 2010 e há 12 anos uma área que envolve porções litorâneas da região e abrange desde o município de Maricá até São Francisco de Itabapoana, no norte do Estado do Rio de Janeiro, foi indicada como de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.

INSCRIÇÃO – Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição, que já está disponível no endereço https://forms.gle/1z9YJyzdhcN9kD71A.

A organização do evento recomenda que os participantes levem chapéu, protetor solar, água e um bom calçado para a caminhada.