Jovens participantes da Fase 2 do Projeto Geração Aprendiz, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Rio das Ostras, realizaram a “Caminhada da Cultura” em parceria com a turismóloga Juliana Ravaglia, da Secretaria de Turismo.
O evento teve como propósito enriquecer o conhecimento cultural dos participantes, com foco nas histórias dos povos antigos de Rio das Ostras.
A iniciativa contou com a presença de integrantes do Centro Integrado de Convivência (CIC) na faixa etária de 9 a 11 anos. A caminhada foi liderada por Juliana Ravaglia, em colaboração com os adolescentes do Projeto Geração Aprendiz, partindo do CIC I – Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos, em Nova Esperança, seguindo às margens do rio das Ostras e culminando na Casa de Cultura.
No local, a turismóloga Juliana Ravaglia guiou os participantes pela rica história dos antigos habitantes de Rio das Ostras. Além disso, o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba foi ponto de destaque, apresentando não apenas fósseis dos antigos moradores, mas também uma impressionante exibição de uma baleia.
“A ‘Caminhada da Cultura’ não apenas proporcionou uma experiência educativa e enriquecedora, mas também fortaleceu a integração entre os jovens do projeto Geração Aprendiz e os participantes do CIC, consolidando a importância de iniciativas que promovem o conhecimento e preservação da rica herança cultural local”, relata Lana Costa, coordenadora do Geração Aprendiz.
De acordo com os alunos Enzo Victor Pereira e Roberta Rangel Pinto, ambos de 9 anos, eles disseram: “Gostei de ver os fósseis da baleia e das pessoas e também gostei muito do museu”, comemoraram.