Gennifer Vitória Monteiro conquistou o segundo lugar, após escrever texto com o tema ‘Raízes familiares: celebrando a importância dos antepassados em nossa jornada’
Uma estudante do Colégio Estadual Olavo Bilac, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, conquistou medalha de prata na Olimpíada de Redação Letrus 2024, a maior competição do gênero no Brasil. Gennifer Vitória Monteiro, de 17 anos, foi premiada após escrever o texto com o tema ‘Raízes familiares: celebrando a importância dos antepassados em nossa jornada’. A iniciativa tem objetivo de testar conhecimentos dentro de um contexto de muita tecnologia educacional e inovação, por meio da inteligência artificial, visando auxiliar no aprendizado.
— Ganhar a medalha de prata foi uma experiência incrível na minha vida. Me proporcionou um profundo sentimento de realização, este tipo de conquista também me motiva a continuar buscando e almejando novas metas — disse Gennifer, acrescentando também que sempre gostou de se expressar e de explorar novas ideias por meio das palavras, seja escrevendo ou lendo livros.
A jovem revelou ainda que, quando foi escolhida como uma das representantes da escola na Olimpíada, se sentiu um pouco insegura, mas salientou que o suporte da comunidade escolar foi fundamental.
Gennifer Vitória Monteiro. Fotos: Divulgação Seeduc-RJ
— Me senti mais confortável em participar. Aprendi muito com o processo e consegui desenvolver minhas habilidades de escrita. No final, a sensação de saber que pude conquistar esse prêmio é muito gratificante — contou a jovem, emocionada.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância da participação de alunos em competições deste tipo.
— Esta experiência promove habilidades essenciais como a escrita, o pensamento crítico e a criatividade. Ficamos felizes de ver que os nossos estudantes estão se destacando em disputas pelo Brasil e pelo mundo afora. Este resultado é reflexo do trabalho e da dedicação de todos os envolvidos no processo educacional — afirmou a secretária.