Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva foi apontado como exemplo para ações de preservação do meio ambiente
Uma escola empreendedora, que busca algo a mais do que é ensinado dentro da sala de aula. Vocacionado ao empreendedorismo e à inovação, o Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, de Araruama, na Região dos Lagos, recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores do município por desenvolver ações relacionadas à preservação do meio ambiente. A unidade escolar tem se destacado na rede estadual incentivando a prática do empreendedorismo e da inovação entre seus estudantes com iniciativas especiais nesta área.
Com 12 turmas dedicadas ao Ensino Médio Integral nos itinerários de Inovação e Mundo do Trabalho e Empreendedorismo, o Ciep 148 tem como missão ampliar as perspectivas dos alunos em inovação e sustentabilidade.
– Apoiar a iniciativa de jovens focada no empreender e inovar é o propósito do Ciep 148. Trabalhamos para ampliar os horizontes e permitir a nossos jovens a qualificação necessária para o mundo do trabalho contemporâneo – afirmou Juliana Dammas, diretora-adjunta da unidade.
O meio ambiente é um dos grandes focos da escola. A unidade participou intensamente da Conferência Municipal de Meio Ambiente em Araruama, no início do mês, que teve como foco discutir e propor ações e medidas mitigadoras para construir ações sustentáveis no contexto da Agenda 2030. Dentre elas, destaca-se o uso de tecnologias inclusivas com vistas ao monitoramento, preservação e readequação de áreas sensíveis na municipalidade.
Além disso, a escola ficou em primeiro lugar na etapa estadual da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos (ONDA), sobre Consumo e Produção Sustentáveis, com o aplicativo ‘Portal Ecoar’, que visa ao monitoramento e acompanhamento de queimadas em São Vicente, distrito de Araruama.
Fotos: Divulgação – Seeduc-RJ
– O protagonismo juvenil é ressaltado em cada ação realizada de maneira transversal em nossa escola, com foco nas habilidades e competências contextualizadas ao século 21. Projetos como este permitem aos jovens aprofundar ainda mais a visão de mundo em relação a inovar e criar com espírito empreendedor – destacou Felício Júlio de Azevedo Hungria, coordenador pedagógico do Ciep 148.
E a escola também desenvolve ações em parcerias. Neste segundo semestre, representantes da Marinha do Brasil levaram para a escola o painel ‘Desenvolvendo Habilidades Estratégicas na Construção do Protagonismo Juvenil’, com representantes de turma e coordenadores do Grêmio Estudantil. E a escola ainda participa de ações e palestras em toda a região, divulgando suas iniciativas em favor de toda a comunidade.
– Construir perspectivas Empreendedoras e uma vocação da nossa escola. Apoiar iniciativas como essa nos dá energia suficiente para continuar acreditando na potência do protagonismo juvenil – concluiu Frank Duarte, diretor geral do Ciep.