A Prefeitura de Macaé vem realizando uma grande força-tarefa para combater o mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa conta com ações intersetoriais e simultâneas em diversos bairros, localidades e distritos.
Nesta sexta-feira (9), as equipes da unidade da Estratégia Saúde da Família, do bairro Malvinas, A/C, em parceria com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, promoveram diversas atividades visando conscientizar a comunidade de que o enfrentamento ao Aedes é uma tarefa permanente e coletiva.
A atividade aconteceu nas ruas do bairro, onde os moradores e comerciantes receberam todas as orientações de como verificar e eliminar os possíveis focos em suas casas, conheceram alguns dos sintomas da doença, como febre alta, dor intensa no corpo e nas articulações e manchas vermelhas.
A gerente da unidade, a enfermeira Ana Paula Tourinho, conta que juntamente com a gerente da unidade Malvinas A, Mariana Martins, e os Agentes Comunitários de Saúde organizaram um bloco de Carnaval para chamar a atenção da comunidade para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissível (ISTs), com o uso do preservativo e para chamar atenção para a prevenção da dengue.
“Percorremos diversas ruas com uma bicicleta de som com jingle especial criado para o evento. Também fizemos kits para distribuir com preservativos e folhetos de como identificar e eliminar os focos do Aedes aegypt”, detalhou Ana Paula, ressaltando que o objetivo da atividade foi prevenir a proliferação dos focos do Aedes aegypti; conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue e, consequentemente, reduzir o número de casos da doença.
Quem também promoveu uma ação de combate ao Aedes, com orientação e panfletagem para os usuários, foram os profissionais do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) e a equipe do Centro de Apoio à Pessoa Idosa (Capi).
Cuidados
Para controlar a proliferação do mosquito, a orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias, e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.