Secretarias municipais e autoridades militares fazem reunião de planejamento
Está quase tudo pronto para a 19ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Na manhã de quinta-feira, 1º de junho, representantes das secretarias municipais se reuniram com autoridades para alinhar as ações de planejamento para o evento, que acontece de 8 a 11 de junho.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a taxa de ocupação hoteleira já passa dos 70% e toda Administração Municipal está se mobilizando para preparar a Cidade.
SEGURANÇA – A Guarda Civil Municipal trabalhará em conjunto com as Polícias Militar e Civil, para manter a ordem. As ações serão concentradas nas imediações dos palcos. O trailer da PM permanecerá baseado na esquina da Av. Governador Roberto Silveira com a praia de Costazul.
O Destacamento de Bombeiro Militar de Rio das Ostras recebeu uma nova viatura e reforço no efetivo e estará à disposição para auxiliar durante o evento, assim como a equipe da Defesa Civil.
A secretaria de Transporte fará a fiscalização municipal e dos veículos de turismo e a Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura estará nas ruas acompanhando o funcionamento dos estabelecimentos e fazendo o trabalho de coibir ambulantes não cadastrados.
MUDANÇAS NO TRÂNSITO – Durante os quatro dias do Festival em Costazul, os seguintes trechos e ruas vão ser fechados a partir das 17h: Av. Roberto Silveira / Travessa 12; Av. Roberto Silveira/ Travessa 05; Rua Judith/ Rua Antônio Rolim; Rua Gilberto Carregal/ Rua Antônio Rolim; Travessa 7/ Av. Roberto Silveira; Av. Roberto Silveira/ Rua Carlos A. Carvalho; Av. Heleno Nunes/ Rua Irene Dos Santos; Av. Heleno Nunes/ Av. Roberto Silveira.
Nos três dias de shows no Anfiteatro da Lagoa de Iriry ficarão fechados, a partir das 11h, os seguintes trechos e ruas: Rua Alberto Lamego / Rua Aracaju; Rua Alberto Lamego / Rua Maceió; Rua Fortaleza / Rua Belém.
O fechamento da Boca da Barra em dias de shows será na esquina da Rua Teresópolis com Av. Castelo Branco, das 8h até o fim das apresentações.
E na Praça São Pedro, no Centro, o estacionamento em frente à Concha Acústica ficará reservado para os músicos e equipes de apoio e organização.
Os moradores das ruas que ficarão fechadas já podem pegar o TRÂNSITO LIVRE na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº, Extensão do Bosque), em dias úteis, das 9h às 17h. E também na secretaria de Segurança Pública (Rua Niterói, 2099, Jardim Atlântica), todos os dias das 8h às 20h, e na Base de Trânsito da Guarda Civil Municipal, localizada na Área de Eventos de Costazul e que funciona 24h. É preciso levar o Comprovante de Residência.
AÇÃO SOLIDÁRIA – O Sesc RJ, com apoio do Sindicomércio, trará novamente o Mesa Brasil Sesc RJ para a Cidade do Jazz.
Durante todas as noites de show em Costazul, o público é convidado a fazer a doação de 1Kg de alimento não perecível, que serão distribuídos para a comunidade que mais precisa do Município.
O Mesa Brasil Sesc é uma Rede de Bancos de Alimentos que combate a fome e o desperdício, e atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais.
PROGRAMAÇÃO – O Festival contará com cinco palcos, mais de 30 shows, nove atrações internacionais e quase 100h de boa música.
Para o público ficar por dentro de tudo que vai acontecer e se organizar para não perder nenhuma atração, a Assessoria de Comunicação Social e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rio das Ostras disponibilizou um aplicativo para celulares Android e IOS. O download é gratuito, é só procurar por Rio das Ostras Jazz e Blues.
A programação completa do está disponível também no site da Prefeitura (https://www.riodasostras.rj.gov.br/jazzeblues/) e nas redes sociais oficiais.
O Rio das Ostras Jazz & Blues é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, Fundação Rio das Ostras de Cultura, Governo Federal – Ministério da Cultura; correalização Sindicomércio; com apresentação do SESC, Lei Estadual de Incentivo à Cultura; patrocínio Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sapura, Vallourec, Oceânica, Paiol, Supermercado Azul, Rio+ Saneamento, Suga Tudo, FAP do Brasil, Shopping Plaza Rio das Ostras; apoio do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Alternativa Internet; e produção Azul Produções Artísticas. O evento faz parte do Circuito Sesc Jazz & Blues.