Atendimentos gratuitos são realizados por estudantes de Fisioterapia no campus Cabo Frio
Alunos do curso de Fisioterapia do campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão realizando atendimentos gratuitos de reabilitação neurofuncional para crianças com disfunções neuromotoras e cognitivas. As sessões duram cerca de uma hora e são realizadas na ala especializada em neuropediatria da Clínica-Escola da Veiga. “Dentro dos grupos atendidos estão crianças com encefalopatia crônica da infância, mielomeningocele, síndromes de Down e de Guillian Barré, escoliose pós fraturas, autismo, entre outros”, destaca José Luis de Magalhães, coordenador do curso de Fisioterapia em Cabo Frio.
O projeto foi idealizado para facilitar o acesso de famílias de baixa renda aos atendimentos de reabilitação, além da experiência de prática profissional aos alunos. Segundo Magalhães, a participação dos estudantes é extremamente relevante porque une a prática ao papel social da profissão: “Por meio desse projeto acolhemos a população local e proporcionamos um serviço de qualidade”.
Além das crianças, as mães também são atendidas, recebendo cuidados para dores musculoesqueléticas, lombares e cervicais. Os atendimentos do projeto são realizados por alunos a partir do 6º período com a supervisão de professores.
De acordo com Jacqueline Bernardo, aluna do 8° período de Fisioterapia, a experiência representa a chance de adquirir conhecimento prático durante a formação e permite a melhora da qualidade de vida dos pacientes. “Oferecer atendimentos a essas crianças é extremamente importante porque exercemos o que é ensinado em sala de aula e proporcionamos mais qualidade de vida a elas”, ressalta.
Para mais informações sobre o projeto e agendamentos, entre em contato pelo número (17) 2640-1600, ramal 1666, entre 13h e 18h, pelo e-mail clinica.fisioterapia@uva.br ou diretamente na clínica, localizada na Estrada Perynas s/n.
Fonte: Rafael Bolsoni Bastos – Vanessa Teixeira – Ascom/Danthi Comunicação Integrada