NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA COMEÇA EM 1° DE JANEIRO

“PAGAMENTO DE UMA DÍVIDA HISTÓRICA”, DIZ LULA AO ASSINAR MEDIDAS PELA IGUALDADE RACIAL
novembro 21, 2023
DETRAN.RJ INFORMA QUE PRAZO DE LICENCIAMENTO ANUAL TERMINA EM 30 DE NOVEMBRO PARA VEÍCULOS COM FINAIS DE PLACA 6, 7, 8 E 9
novembro 22, 2023

NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA COMEÇA EM 1° DE JANEIRO

Bruno Garcia Redondo - Procurador da UERJ - Professor da PUC-Rio e UFRJ - Advogado, doutor e mestre em Direito. Foto/Divulgação

Por: Bruno Garcia Redondo

Poucos se atentam para isso, mas a prevenção ao câncer de próstata começa no dia 1° de janeiro e termina em 31 de dezembro. A campanha Novembro Azul é apenas uma das ferramentas para reforçar que a prevenção e o tratamento são cruciais para a cura da doença. Todos os 365 dias do ano devem ser usados para vencermos o preconceito e nos conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

Até 2025, no Brasil, estão previstos 72 mil casos de câncer de próstata, segundo tipo mais comum da doença entre os homens. A enfermidade é a causa de morte de mais de 28% da população masculina. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o exame de toque retal desperta medo em um a cada sete homens. Os dados são preocupantes, principalmente se levarmos em conta os serviços de saúde disponíveis, inclusive na rede pública.

Além do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é exemplo. O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) tem usado a robótica para auxiliar pacientes na cura do câncer. Desde 2019, a instituição realiza cirurgias minimamente invasivas e que permitem uma recuperação mais rápida. Em cerca de quatro anos, foram 758 procedimentos.

O Estado do Rio foi pioneiro no atendimento à Saúde do Homem, com a criação, em 2010, do ambulatório da Policlínica Piquet Carneiro (PPC), também da UERJ, referência no tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante todo o mês de novembro, o hospital realiza a Semana da Próstata, para que os urologistas se atualizem com cirurgia de robótica, radioterapia, diagnóstico, novos medicamentos e tratamento.

Um orgulho para nós, do time da UERJ.

Para ajudar na missão de conscientizar os homens sobre o diagnóstico precoce, não é preciso ser especialista no assunto. Essa é uma missão de cada cidadão, preocupado com os altos índices de morte causados pelo câncer de próstata. É fundamental divulgar e enaltecer todos os recursos que estão à disposição da população masculina. Realizar o exame de toque em qualquer mês do ano (janeiro, fevereiro, março… Novembro Azul) é muito sério: é questão de vida ou morte.

Fonte: Bruno Garcia Redondo – Procurador da UERJ – Professor da PUC-Rio e UFRJ – Advogado, doutor e mestre em Direito