Partidos oficializarão candidaturas e os números de campanha
A corrida eleitoral entra em uma nova fase nesta semana. A partir de 4ª feira (20.jul), poderão ser organizadas as convenções. Nelas os partidos deverão definir os nomes que vão disputar os cargos de presidente da República, senadores, deputados federais e distritais, além dos governadores. Pelo calendário eleitoral, os encontros devem ocorrer até o dia 5 de agosto. A lista com os escolhidos será enviada ao Tribunal Superior Eleitoral que faz a homologação das candidaturas.
O PDT lançará na próxima quarta-feira, em Brasília, a candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. No dia seguinte, quinta-feira, o PT deve oficializar o ex-presidente Lula como candidato do partido. A previsão é que Lula não participe do evento.
Durante o final de semana, o Avante e o PL vão formalizar também os seus respectivos candidatos na disputa. No sábado (23), em Belo Horizonte, será lançada a candidatura de André Janones e, no domingo (24), no Rio de Janeiro, a chapa de Bolsonaro à reeleição.
Segundo o TSE, a adesão de adolescentes de 16 e 17 anos ao processo eleitoral foi fundamental, apesar de o voto ser facultativo para essa faixa etária. De acordo com o tribunal, 2.116.781 jovens poderão votar em outubro. Esse número é 51,1% maior que o registrado em 2018, quando 1.400.617 adolescentes puderam ir às urnas.
CONVENÇÕES RIO DE JANEIRO
REPUBLICANOS 10
Dia 31 de julho – A partir das 15h. Local: Clube Municipal – Rua Hadock Lobo, 359 – Tijuca.
PDT 12
Dia 23 de julho – A partir das 9h. Local: Clube Municipal – Rua Hadock Lobo, 359 – Tijuca.
PL 22
Dia 24 de julho – A partir das 11h. Local: Maracanãzinho – RJ
*Conforme os partidos forem informando as datas de suas convenções, estaremos atualizando nossa agenda.