Em comemoração ao Dia Mundial da Água, em 22 de março, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, realizou, por intermédio do Programa Limpa Rio Comunidade, evento envolvendo atividades sobre a temática preservação ambiental.O evento aconteceu, na parte da manhã, na praça em frente ao Centro de Referência de Assistência Social do Âncora.
O objetivo é o estimular a mudança de hábito em relação ao descarte do lixo doméstico lançado principalmente nos córregos e rios da região. Durante o evento do Programa Limpa Rio Comunidade serão distribuídas mudas de hortaliças, além da realização de palestras sobre os 5 Rs da sustentabilidade: Reutilize, Recicle, Reduza, Recuse, Repense.
Além das atividades socioeducativas serão ofertados pelo CRAS Norte os seguintes serviços: atendimento para pessoas com sub-registro; orientações sobre o Cadastro Único, Centro Especializado em Atendimento à Mulher, do Direito do Consumidor; aferição de pressão; cortes de cabelo; e recreação infantil. Serão feitos o cadastro habitacional e a emissão da carteirinha municipal à gratuidada de no transporte público. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente.
No dia 25, sábado, as comemorações continuam na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Serão distribuídas sacolas de lixo para automóveis e divulgação dos horários de coleta de resíduos domiciliares.
“A ação busca sensibilizar a população sobre a questão dos resíduos e a importância de colaborar para que os resíduos sejam descartados de forma correta”, conta Nestor Prado Junior, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
O Dia Mundial da Água, em Rio das Ostras, tem o apoio da Rádio Energia, Embapel, Rio + Saneamento e TV Band.
CADASTRO HABITACIONAL – Para o cadastro habitacional é obrigatório a apresentação dos documentos originais para todos os membros da família:
maiores de 18 anos devem levar CPF, identidade, Certidão de nascimento ou Casamento, comprovante de Residência atualizado, comprovante de renda e NIS. Pessoas menores de 18 anos devem apresentar a Identidade ou Certidão de Nascimento e CPF (se possuir). No caso de pessoas com deficiência é obrigatório mostrar atestado ou laudo médico.
GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO – Em relação à emissão da carteirinha que garante o direito à gratuidade no transporte público, os idosos a partir de 65 anos devem apresentar comprovante de residência atualizado no nome do requerente, RG, CPF e uma foto 3×4. Pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam mostrar laudo médico atualizado, comprovante de residência, RG e CPF.