Durante as comemorações do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2/4, o Colégio Pensi Rio das Ostras foi reconhecido por um trabalho desenvolvido com a Robótica, feito exclusivamente por adolescentes, pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. A equipe do Colégio Pensi, que existe há 13 anos, tem como componente uma pessoa com autismo, o aluno Caetano Palhares e, por isso, foi convidada para apresentar os seus projetos de pesquisa e o robô chamado “Bumblebee”.
Durante o evento, todos os alunos e o Colégio Pensi receberam uma moção de aplausos. Os pais do aluno que vive com autismo estavam presentes e também foram homenageados. O pai, Renato Louseiro, também é professor da rede.
A Câmara realizou duas exposições, uma de imagens do fotógrafo Alessandro de Oliveira, que vive com autismo, e outra de robótica da equipe do Pensi. A ação teve a iniciativa da vereadora Tânia Bastos. Além disso, também houve a iluminação do prédio, em azul, cor da campanha, e a apresentação do coral da Câmara.
“O evento foi uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido por nossa equipe de robótica, trazer a público as pesquisas desenvolvidas e mostrar que uma criança ou adolescente autista pode estar inserido neste contexto de produção de conhecimento e de experiências através do uso da ciência e da tecnologia. Foi também uma oportunidade de dar voz ao Caetano, dele não só se sentir respeitado, mas ouvido e representado”, afirmou a diretora do Pensi Rio das Ostras, Rosekel Meirelles.
A programação para celebrar o Dia Mundial teve como objetivo intensificar as ações e chamar a atenção da sociedade. A ação faz parte da campanha Abril Azul, que tem por objetivo informar à população, reduzindo o preconceito sofrido pelas pessoas com autismo.