Um ano e quatro meses após o início da Operação Desmonte, 61 empresas já se cadastraram junto ao Detran.RJ para trabalhar de forma regular. A força-tarefa foi criada pelo Governo do Estado para fiscalizar e cadastrar ferros-velhos que comercializam sucatas e peças automotivas usadas. Outras 350 já procuraram o departamento, dando entrada em documentos para trabalharem dentro da lei.
O Detran.RJ criou etiquetas padronizadas, que permitem checar a procedência do material comercializado nesses estabelecimentos. Na aba da Operação Desmonte, no site do Detran.RJ, já conta com mais de nove mil peças cadastradas que estão à venda e à disposição para consulta pelo consumidor.
Foto/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran.RJ
Somente no ano de 2024, foram realizadas 38 operações de fiscalização em diversos pontos do Estado, totalizando 77 ferros-velhos interditados, mais de mil toneladas de sucatas apreendidas e encaminhadas para reciclagem, mais de 150 motores roubados ou furtados apreendidos e vários carros roubados recuperados.
Foto/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran.RJ
A força-tarefa da Operação Desmonte, coordenada pelo Detran.RJ, tem a participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Instituto Estadual do Ambiente e da Secretaria de Estado de Fazenda. O Detran.RJ participou das grandes ações realizadas em conjunto com as polícias, como a Operação Ordo, realizada em julho na Zona Oeste do Rio, e a Operação Siga Legal, de fiscalização de trânsito. Além disso, o Detran.RJ participa da Operação Lei Seca.