OPERAÇÃO DESMONTE DO DETRAN.RJ FECHA 2024 COM RECORDE DE FERROS-VELHOS REGULARIZANDO A ATIVIDADE

MACAÉ: REFORMA DA CICLOVIA SERÁ ENTREGUE NESTE DOMINGO
dezembro 18, 2024
ONG RECEBE CERTIFICADO DE GRATIDÃO POR ATUAÇÃO AS EMERGÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO
dezembro 19, 2024

OPERAÇÃO DESMONTE DO DETRAN.RJ FECHA 2024 COM RECORDE DE FERROS-VELHOS REGULARIZANDO A ATIVIDADE

Foto/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran.RJ

Um ano e quatro meses após o início da Operação Desmonte, 61 empresas já se cadastraram junto ao Detran.RJ para trabalhar de forma regular. A força-tarefa foi criada pelo Governo do Estado para fiscalizar e cadastrar ferros-velhos que comercializam sucatas e peças automotivas usadas. Outras 350 já procuraram o departamento, dando entrada em documentos para trabalharem dentro da lei.
O Detran.RJ criou etiquetas padronizadas, que permitem checar a procedência do material comercializado nesses estabelecimentos. Na aba da Operação Desmonte, no site do Detran.RJ, já conta com mais de nove mil peças cadastradas que estão à venda e à disposição para consulta pelo consumidor.

Foto/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran.RJ

Somente no ano de 2024, foram realizadas 38 operações de fiscalização em diversos pontos do Estado, totalizando 77 ferros-velhos interditados, mais de mil toneladas de sucatas apreendidas e encaminhadas para reciclagem, mais de 150 motores roubados ou furtados apreendidos e vários carros roubados recuperados.

Foto/Divulgação: Alexandre Simonini/Detran.RJ

A força-tarefa da Operação Desmonte, coordenada pelo Detran.RJ, tem a participação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Instituto Estadual do Ambiente e da Secretaria de Estado de Fazenda. O Detran.RJ participou das grandes ações realizadas em conjunto com as polícias, como a Operação Ordo, realizada em julho na Zona Oeste do Rio, e a Operação Siga Legal, de fiscalização de trânsito. Além disso, o Detran.RJ participa da Operação Lei Seca.